Alunos da rede estadual paulista interessados em participar do Parlamento Jovem Paulista devem aproveitar a última oportunidade para se inscrever. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (9) e o jovem deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato, e procurar a diretoria da escola em que estuda. Os 47 selecionados pelo concurso serão deputados por dois dias e vivenciarão o dia-a-dia de uma casa legislativa.
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Estudantes com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano dos ensinos Fundamental, Médio ou Técnico podem participar. A Alesp divulgará os 47 selecionados em 2 de abril.
Nos dias 26 e 27 de abril, os mesmos serão recebidos na casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei e tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos 47 jovens parlamentares.
Projetos de alunos são selecionados
Exemplo de projeto, em 2017, o PL “Todos contra a homofobia”, do estudante Kelvin Henrique da Silva Rodrigues, aluno da Escola Estadual Professor José Pinto do Amaral, de Mairinque, foi um dos selecionados para o Programa. “É fundamental que haja diálogos, discussões e debates sobre essa violência. Enquanto não se falar da homofobia corre-se o risco de torná-la banal”, defendeu o estudante. “Acima de qualquer ideologia, deve-se priorizar o respeito, a compreensão e a vida do cidadão. Não se pode simplesmente ser indiferente a essa situação. A violência sempre deve ser combatida”, completa.
Raphaele Godinho Anselmo, também da Escola Estadual Professor José Pinto do Amaral, sugeriu a concessão de bolsas de estudos de inglês ou espanhol em instituições privadas de ensino de idiomas para alunos de baixa renda e rendimento escolar satisfatório matriculados em escolas públicas. “Todos os alunos que não possuem boas condições financeiras devem ter o direito de aprender um segundo idioma com a mesma qualidade dos alunos que podem pagar por um curso privado”, acredita.
Cidade em Jogo
Para aprender mais sobre cidadania e política, os alunos da rede também podem utilizar o game educativo “Cidade em Jogo”, desenvolvido pela Fundação BRAVA e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center. Online e gratuito, o jogo simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas.
A plataforma ainda oferece uma área restrita ao professor com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do game em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva com seus alunos que gera um relatório de desempenho de cada jogador.