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sexta-feira, 09/03/2018
Ensino Fundamental

Inscrições para o Parlamento Jovem Paulista terminam hoje (9)

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou técnico podem participar da rotina da ALESP

Alunos da rede estadual paulista interessados em participar do Parlamento Jovem Paulista devem aproveitar a última oportunidade para se inscrever. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (9) e o jovem deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato, e procurar a diretoria da escola em que estuda. Os 47 selecionados pelo concurso serão deputados por dois dias e vivenciarão o dia-a-dia de uma casa legislativa.

Clique aqui para acessar o Manual do Candidato

Estudantes com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano dos ensinos FundamentalMédio ou Técnico podem participar. A Alesp divulgará os 47 selecionados em 2 de abril.

Nos dias 26 e 27 de abril, os mesmos serão recebidos na casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei e tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos 47 jovens parlamentares.

Projetos de alunos são selecionados

Exemplo de projeto, em 2017, o PL “Todos contra a homofobia”, do estudante Kelvin Henrique da Silva Rodrigues, aluno da Escola Estadual Professor José Pinto do Amaral, de Mairinque, foi um dos selecionados para o Programa. “É fundamental que haja diálogos, discussões e debates sobre essa violência. Enquanto não se falar da homofobia corre-se o risco de torná-la banal”, defendeu o estudante. “Acima de qualquer ideologia, deve-se priorizar o respeito, a compreensão e a vida do cidadão. Não se pode simplesmente ser indiferente a essa situação. A violência sempre deve ser combatida”, completa.

Raphaele Godinho Anselmo, também da Escola Estadual Professor José Pinto do Amaral, sugeriu a concessão de bolsas de estudos de inglês ou espanhol em instituições privadas de ensino de idiomas para alunos de baixa renda e rendimento escolar satisfatório matriculados em escolas públicas. “Todos os alunos que não possuem boas condições financeiras devem ter o direito de aprender um segundo idioma com a mesma qualidade dos alunos que podem pagar por um curso privado”, acredita.

Cidade em Jogo

Para aprender mais sobre cidadania e política, os alunos da rede também podem utilizar o game educativo “Cidade em Jogo”, desenvolvido pela Fundação BRAVA e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center. Online e gratuito, o jogo simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas.

A plataforma ainda oferece uma área restrita ao professor com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do game em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva com seus alunos que gera um relatório de desempenho de cada jogador.