sexta-feira, 09/04/2010

Inscrições para o Programa Bolsa Universidade terminam nesta quarta-feira

Programa oferece bolsa integral a universitários interessados em atuar nos finais de semana como educadores em escolas públicas que integram o Programa Escola da Família

As inscrições para o Programa Bolsa Universidade da Secretaria de Estado da Educação terminam nesta quarta-feira (14). As vagas são para estudantes universitários interessados em atuar nos finais de semana como educadores em escolas públicas de todo o Estado que integram o Programa Escola da Família. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada com o Programa Bolsa Universidade; não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos; e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana em escolas estaduais ou municipais do Estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site  http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br  , que também dispõe da lista com o nome das instituições de ensino conveniadas.

O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso. A Secretaria arca com 50% do valor da mensalidade (com teto de R$ 267,00) e a instituição de ensino completa o restante do valor. Em contrapartida, o universitário atuará como educador nas unidades do Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo Programa.

Sobre o Programa Escola da Família

Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho (que são os quatro eixos do programa).

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor. Só em novembro de 2009, participaram do Programa 2.670 escolas em todo o Estado, sendo 2.341 da rede estadual e 329 da rede municipal. No total, foram realizadas 237.522 atividades e registradas 5.122.169 participações da comunidade.