• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/03/2017
Pais e Alunos

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática vão até 31 de março

Unidades de ensino podem inscrever turmas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP seguem abertas para escolas da rede pública e, de maneira inédita, as escolas da rede privada de todo o país também podem participar. As unidades de ensino podem inscrever alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Clique aqui e inscreva-se.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Até a conquista da medalha, os candidatos são avaliados em duas etapas. A primeira acontece na própria escola e conta com 20 questões de múltipla escolha. Os melhores alunos classificados participam da segunda etapa, com seis questões dissertativas. São três níveis de dificuldade (6º e 7º anos Fundamental; 8º e 9º anos Fundamental; e Ensino Médio).

Mais do que testar o conhecimento matemático dos alunos, a Olimpíada busca despertar o interesse pelo estudo dos números por meio da lógica, raciocínio e criatividade, com perguntas divertidas, explorando o lado prático e sua abordagem no dia a dia. Além das medalhas e troféus, as escolas premiadas também receberão kits esportivos e de material didático.

Preparação

Preocupados com bons resultados, os alunos podem se reunir em clubes de matemática para estudar juntos e aprender mais. A própria Olimpíada incentiva a organização de gincanas, fóruns de discussão e outras competições nacionais. Além das atividades em sala de aula, alunos e professores também podem conferir uma série de aplicativos e videoaulas para auxiliar nos estudos no portal da OBMEP. O acervo disponível conta com um Banco de Questões de provas anteriores, com soluções e vídeos explicativos.