• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/05/2014
Imprensa

Inscrições para promoção salarial de professores da rede estadual começa em junho

Entre 2 e 16 de junho, professores poderão se inscrever em prova que define reajuste salarial pelo mérito; Provas acontecem em agosto Os professores da rede estadual paulista poderão se […]

Entre 2 e 16 de junho, professores poderão se inscrever em prova que define reajuste salarial pelo mérito; Provas acontecem em agosto

Os professores da rede estadual paulista poderão se inscrever a partir do dia 2 de junho na avaliação que garante aumento salarial pelo mérito. O prazo de inscrições vai até o dia 16. Os exames serão aplicados nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino nos dias 24 e 31 de agosto. Desde 2010, o Programa de Valorização pelo Mérito já promoveu 100 mil docentes de todo o Estado.

A política salarial inédita implantada pela Secretaria da Educação permite que os educadores evoluam na carreira a partir de oito níveis de progressão salarial com intervalos de três anos e aumentos de 10,5% sobre o salário. As avaliações são destinadas a professores, diretores de escola, assistente de diretor, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos efetivos ou estáveis.

Poderão participar do processo os integrantes do quadro do magistério enquadrados na faixa 1 e 3 que, de acordo com o desempenho na prova, poderão evoluir para outros níveis salariais. Os candidatos devem ter cumprido o intervalo mínimo de três anos no exercício do cargo ou da função, atuar em uma mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 876 dias e somar, no mínimo, 1.728 pontos de assiduidade.

Desde o ano passado, o Programa foi ampliado também para professores enquadrados na faixa 3 da escala de vencimentos. Antes, a oportunidade contemplava apenas os funcionários da faixa 1 do quadro de salários.

“A promoção por mérito é simultânea a outras políticas em curso, como a construção em conjunto do plano de carreira e o aumento histórico do quadro efetivo de professores, com a realização do maior concurso da história do magistério paulista para 59 mil cargos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Neste ano, funcionários do quadro de apoio escolar das 5 mil unidades de ensino da rede estadual paulista também passaram a ter a chance de elevar o salário. Ao todo, 13.293 servidores participaram da prova em março e puderam conquistar percentual de aumento salarial de 20% para os agentes de serviços escolares e 35% no caso dos agentes de organização escolar e secretários de escola.