terça-feira, 06/11/2018
Ensino Fundamental

Inscrições para Vestibulinho das Etecs vão até dia 12 de novembro

Exame será aplicado no dia 16 de dezembro e oferecerá 80 mil vagas em diversas modalidades de ensino

O prazo para as inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) está quase acabando. Os interessados em participar do processo seletivo para o primeiro semestre do próximo ano têm até o dia 12 de novembro, às 15h, para realizar o cadastro.

Clique aqui para fazer a inscrição

O exame, que será aplicado no dia 16 de dezembro, oferecerá 80 mil vagas em diversas modalidades de ensino. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet. Após o preenchimento dos dados, é necessário imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária.

O candidato que deseja concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para as modalidades com Ensino Médio deve ter concluído o Ensino Fundamental. Já os que pretendem fazer apenas o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

O Manual do Candidato está disponível na internet para download gratuito.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Para isso, o candidato deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição e/ou informar se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula.

Pessoas com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.