• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/03/2017
Boas Práticas

Inspire-se em projetos da Escola da Família e saiba como ser um voluntário

Programa oferece atividades gratuitas para a comunidade aos finais de semana

A rede estadual paulista possui cerca de 2,2 mil unidades de ensino que participam do Programa Escola da Família, com atividades culturais e gratuitas para toda a comunidade aos finais de semana. São mais de 11 mil voluntários que se dedicam a fazer o Programa acontecer.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Se você tem um projeto inovador em um dos quatro eixos do Programa (cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda) você pode ser um voluntário. Basta preencher o Termo de Adesão, informar seus dados pessoais e suas motivações para tornar-se um voluntário e entrar em contato com uma Escola participante do Programa.  Seu projeto será avaliado e, caso seja aprovado, a equipe do programa vai adaptá-lo à realidade da comunidade.

Projetos para se inspirar:

Robótica

O projeto audacioso da E.E. Alceu Maynard Araújo, de São José dos Campos, levou os estudantes aos EUA para participar da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), mais competição de robótica do mundo. O projeto teve início em 2016 e já chegou longe! Leia mais.

Inclusão

O esporte tem um grande poder de inclusão social. Isso se ratifica cada vez mais na E.E. Joaquim Braga de Paula, na capital. Aos sábados, a unidade oferece à comunidade escolar aulas de capoeira, que são ministradas por um professor voluntário há aproximadamente quatro anos. Todo mundo pode participar do projeto e, o mais legal, é que pessoas com deficiência que moram no entorno da escola também podem. Leia mais.

Música

A música aliada à força de vontade e disposição para ajudar pode ser um largo caminho para a transformação da sociedade. Na E.E. José de Campos Camargo essa força foi transportada para além dos muros da escola com o projeto “Cantar e Contar Histórias, Um Ato de Amor e Generosidade”. Os alunos aprenderam a tocar instrumentos e se apresentaram para os idosos do abrigo Dr. Bezerra de Menezes. Leia mais.

Grafite

Transformar e tornar mais atrativo o ambiente escolar é a proposta do projeto “A Rua Salva”, do artista plástico Rone Marcondes, da E.E. Jardim Maria Luiza, em Cajamar. As ações contemplam oficinas sobre técnicas de grafite para alunos, pais de alunos e moradores da comunidade, e também a execução da pintura nos muros da escola. Leia mais.