Desde 2018, a Escola Estadual Fortunato Pandolfi Arnoni, em Ribeirão Pires, promove projetos com o objetivo de contribuir para o aumento do consumo de alimentos saudáveis e combate ao desperdício. A unidade atende alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) no período integral, e foi pensando justamente no tempo que as crianças passam na escola, que foi desenvolvido um projeto contínuo de reeducação alimentar, com acompanhamento diário do consumo das refeições.
Os estudantes trabalham o incentivo à leitura durante a refeição, reprodução dos conhecimentos sobre alimentação saudável, identificação dos nutrientes dos alimentos e controle da obesidade infantil. E, para dar continuidade ao projeto, a unidade realizou a instalação de uma horta com verba do PDDE Ciência.
“Vimos a importância de usar os espaços para desenvolver práticas relacionadas às aulas de ciências da natureza, onde será possível contemplar habilidades relacionadas com a fauna e a flora, desenvolvendo conhecimentos relacionados à vida, evolução, terra, universo, entre outros”, explicou o diretor Willian Santos Nascimento.
As habilidades trabalhadas com auxílio da horta, jardim, lago e outros espaços da unidade são:
Descrever características de plantas e animais, que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que vivem;
Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral;
Identificar as principais partes de uma planta e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos;
Identificar os diferentes usos do solo, reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista), criado em 2019, é o programa de transferência de recursos financeiros às escolas públicas estaduais. O dinheiro enviado pela Secretaria da Educação às unidades escolares é gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM) e deve ser utilizado em benefício da escola. Com os recursos, é possível realizar melhorias de infraestrutura, bem como comprar materiais e equipamentos. A proposta que o PDDE leva para a escola é de autonomia, de participação, de gestão democrática, assegurada na legislação.