• Siga-nos em nossas redes sociais:

Secretário da Educação

Secretário da Educação

Renato Feder

Renato Feder é paulistano, Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele já atuou na Seduc-SP entre 2017 e 2018, quando foi assessor especial da pasta.

Nos últimos quatro anos, Renato foi secretário da Educação do Paraná. Em sua gestão, o estado conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 do ensino médio e deu o maior salto entre todos os estados brasileiros logo no primeiro ano de sua gestão, em 2019. Durante a pandemia, ele criou um complexo sistema de ensino a distância, implementado em tempo recorde, e reconhecido como uma das melhores respostas educacionais à interrupção das aulas presenciais.

Além disso, algumas iniciativas de Renato no Paraná, como o programa de formação de professores, foram reconhecidas internacionalmente. Outras, de caráter social, como a ampliação da merenda escolar, foram pioneiras no país. Ele também investiu em infraestrutura e montou a maior rede de escolas conectadas em banda larga do Brasil.

Como professor, ele atuou 10 anos nas salas de aula e na gestão de escolas de Educação Básica e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No ensino superior, lecionou economia na Universidade Mackenzie. Em experiências internacionais, conheceu o funcionamento e gestão de escolas e sistemas educacionais da China, Coreia do Sul, Japão, Canadá, Israel, Finlândia e Estados Unidos.