segunda-feira, 02/05/2011

Instituto Goethe oferece bolsas de estudo a docentes da Rede Estadual

Professores de alemão e coordenadores dos Centros de Estudos de Línguas da Secretaria de Educação podem se inscrever até segunda-feira (02/05) para concorrer a desconto de 90% no valor da […]

O Instituto Goethe de São Paulo, centro especializado no ensino do idioma alemão, está oferecendo bolsas de estudo a docentes da rede estadual de ensino para o curso semi-intensivo que será realizado nos meses de maio e junho deste ano. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e voltada a professores de alemão e coordenadores dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nos quais o idioma é ministrado. Para concorrer à bolsa, os interessados devem enviar um email contendo dados pessoais (nome, endereço e nome do CEL onde trabalha) para o endereço de email schuettel@saopaulo.goethe.org. Os contemplados ganharão desconto de 90% no valor da mensalidade do curso, que custa R$ 1.540 no total.

O intuito é que os professores e coordenadores dos CELs melhorem o conhecimento do idioma alemão para desenvolver um trabalho mais eficaz em sala de aula junto aos alunos. O aprimoramento constante do processo de ensino e aprendizagem é o foco da parceria que a Secretaria de Estado da Educação mantém há cerca de 20 anos com o Instituto Goethe, que capacita os docentes de alemão por meio de orientações técnicas quatro vezes ao ano e concede aos docentes bolsas de estudo, material para uso em sala de aula e também bolsas integrais para curso de aperfeiçoamento na Alemanha. O instituto oferece ainda exames de proficiência e bolsas de estudos para alunos de alemão dos CELs. Mais informações: www.goethe.de/saopaulo.

Sobre os CELs

O Centro de Estudos de Línguas proporciona ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Atualmente, a Secretaria mantém 105 CELs em todo o Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 18 na Região Metropolitana e 67 em cidades do litoral e interior. Atualmente, são atendidos, gratuitamente, cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 120 horas de aula, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres.

O governador Geraldo Alckmin deverá anunciar em breve o fortalecimento do programa, que passará a atender 200 mil alunos ainda neste ano. A meta é chegar a 600 mil beneficiados até o fim de 2014.