• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/04/2017
Pais e Alunos

Instituto Mamirauá disponibiliza jogos didáticos para professores e educadores

Os profissionais podem baixar jogos de tabuleiro, da memória, quebra-cabeça e de erros e acertos

Por meio de jogos de tabuleiro, é possível que os educadores ensinem a seus alunos o raciocínio lógico, a expressão corporal, a capacidade de socialização e integração, além do bom relacionamento interpessoal. Os jogos desenvolvidos pela Equipe de Educação Ambiental do Instituto Mamirauá foram criados para serem utilizados como ferramentas de auxílio às diversas atividades de campo e ainda em eventos de grande público. Os jogos didáticos são disponibilizados no site do instituto, em tamanho reduzido (A3), a fim de auxiliarem professores e educadores.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Jogos didáticos são ferramentas que buscam desenvolver habilidades de forma interativa e dinâmica. Além disso, facilitam a construção e compreensão de conceitos relacionados aos temas trabalhados, possibilitando a capacidade de diálogo, argumentação e questionamentos de forma totalmente lúdica.

O método de criação dos jogos partiu da identificação de demandas junto aos programas de manejo e gestão de recursos naturais, no tocante aos temas principais: cuidado com o meio ambiente, uso sustentável da floresta, uso do solo, e conservação dos recursos naturais.

Os jogos podem ser aplicados em atividades com públicos diferenciados, o que muda é o método de contextualização e conceitualização dos temas trabalhados (mais informações aqui).

Também constam disponíveis no portal do Instituto Mamirauá os infográficos produzidos. Foram inicialmente testados na Semana de Meio Ambiente (no munícipio de Uarini), e têm sido aplicados em atividades de campo, apresentando resultados satisfatórios.