• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/02/2019
Crédito: A2img / Mastrangelo Reino
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Instituto Tomie Ohtake e Museu da Casa Brasileira realizam exposição sobre Ruy Ohtake

Ruy Othake é um dos arquitetos brasileiros de maior importância e reconhecimento

Um dos arquitetos brasileiros de maior importância e reconhecimento, Ruy Othake terá suas obras expostas no Museu da Casa Brasileira e no Instituto Tomie Ohtake.

A partir do dia 23 de fevereiro, os visitantes poderão conferir 40 projetos construídos ou em construção, no Museu da Casa Brasileira, com curadoria de Agnaldo Farias. Por meio de maquetes, desenhos, croquis, fotografias e vídeos, os visitantes poderão entender o singular pensamento espacial de Ruy Ohtake.

“A mostra ressalta a concepção de Ohtake sobre qual deve ser o papel da arquitetura para o homem contemporâneo, como a sua obra vai assumindo diferentes traduções, conforme a natureza do projeto, o impacto que, pelo imprevisto de sua massa, de suas formas, espaços e cores, pode provocar no trecho da cidade onde se inscreve, entre seus usuários ou simplesmente nas pessoas que passam e se surpreendem”, explica o curador Agnaldo Farias.

Segundo Farias, esse cálculo percorre todos os projetos: “numa casa, num edifício, seja ele residencial ou comercial; numa habitação temporária, como um hotel, que deve mesmo ser fascinante, como compensação a essas viagens que ou somos obrigados ou simplesmente queremos a fazer”

O arquiteto deixou a sua marca na paisagem urbana, como Hotel Unique, Instituto Tomie Ohtake, Embaixada do Brasil, em Tóquio; Aquário do Pantal, em Mato Grosso do Sul, entre outras obras.

Já no Instituto Tomie Ohtake trará a produção de Ruy Ohtake como designer, por meio de aproximadamente 25 peças selecionadas pelos curadores Fábio Magalhães, Marili Marili Brandão e Priscyla Gomes.

No local, foram reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake. Em seus projetos de arquitetura desenha elementos como mesas, estantes, sofás, aparadores e escadas, em concreto. “Há muitos anos o arquiteto tem um modus operandi único, com a arquitetura e o design inseridos no mesmo corpo”, afirma o curador Fabio Magalhães.

“A contemporaneidade do arquiteto está alinhada a um pensamento vanguardista no qual estar à frente é decidir com liberdade novos parâmetros à criação”, fala a curadora Priscyla Gomes.

As mostras irão acontecer simultaneamente e vão apresentar um panorama da obra de Ruy Castro, desde recém-formado até projetos atuais. Além de aprofundar os momentos de arquitetura e mobiliário que delineiam iniciativas e pesquisas únicas debruçados pelo arquiteto com uma inventividade formal.

 

Programação – Museu da Casa Brasileira

 

  • Oficinas de concreto

Inscrições: de 26 de fevereiro 05 de março

Horário: das 10h00 às 18h00

Datas: 16, 17, 18 e encerramento dia 25 de abril – desforma e entrega das peças

Informações detalhadas pelo site: www.mcb.org.br

 

  • Lançamento Livro: Ruy Ohtake, arquiteto

Data: a ser definida no período da exposição

Programação – Instituto Ohtake

 

Programação – Instituto Ohtake

 

  • Laboratório com Ruy Ohtake / Outras possibilidades da madeira no design

Horário: das 14h00 às 18h00

Datas:  23 de março (com a presença de Ruy Ohtake); 30 de março (com acompanhamento da equipe do Oficina Lab); e 06 de abril (com a presença de Ruy Ohtake)

Inscrições: pelo site do Instituto Tomie Ohtake a partir do dia 28 de fevereiro (www.institutotomieohtake.org.br).

Local: Oficina Lab – Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 166 – Barra Funda

 

  • Lançamento livro: O Design da forma

Data: 26 de março às 19h, com conversa com Ruy Ohtake.