Parcerias em prol da Educação

Em conjunto com municípios, Secretaria investe em diversas áreas da educação paulista em todo o Estado de São Paulo

Por meio de convênios, a Secretaria da Educação investe em diversas áreas relacionadas ao ensino e aprendizagem dos alunos paulistas, como transporte, merenda, creches, atividades para a comunidade e avaliações. Ao atuar em parceria com as prefeituras, o Estado reafirma o compromisso com o aprimoramento da qualidade de serviço oferecido aos estudantes.

Esses convênios funcionam de maneira distinta em cada programa. São diferentes tipos de investimento e custeio, que podem ser parcerias simples ou realizados de maneira centralizada - quando o Estado fica responsável pela compra ou qualquer tipo de atividade estipulada no convênio - e descentralizada – quando é realizado o repasse da verba para a prefeitura.

Conheça os principais programas da Educação em parceria com municípios do Estado de São Paulo.

Transporte Escolar

A Secretaria da Educação oferece transporte escolar aos alunos matriculados em escolas estaduais que residam em áreas afastadas, como a zona rural, ou que morem em locais onde barreiras físicas dificultem o acesso à escola. Além disso, o transporte com a presença de monitor é oferecido aos alunos com deficiência que frequentam as unidades estaduais e que são atendidos em entidades de assistência, como as Apaes.

Saiba tudo sobre a entrega de ônibus escolares no Estado

Ler e Escrever

A Educação trabalha para ver plenamente alfabetizados todos os alunos da rede com até sete anos de idade. Para isso, conta com o programa Ler e Escrever, conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos. A ação já alfabetizou 95% das crianças de até sete anos matriculadas na rede estadual.

Conheça os números do projeto de alfabetização da Educação

Creche Escola

Com um investimento total de R$ 1 bilhão até o fim de 2014, o programa Creche Escola objetiva auxiliar os municípios e aumentar o número de vagas na Educação Infantil paulista. Fruto de uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Desenvolvimento Social, a iniciativa já realizou mais de 400 convênios com prefeituras para construção de creches que beneficiarão 56 mil crianças em todo o Estado de São Paulo.

Confira as últimas notícias sobre o programa Creche Escola

Alimentação

Todas as 5 mil escolas da rede estadual são beneficiadas com o programa Alimentação Escolar. Alunos e professores das escolas do Estado de São Paulo contam com uma merenda de qualidade fornecida de maneira centralizada e descentralizada. Na primeira, o Estado fica responsável pela compra e distribuição dos insumos às escolas. Na segunda, ocorre o repasse da verba para as prefeituras comprarem os alimentos.

Saiba como funciona a distribuição de merenda no Estado de SP

Escola da Família.

Desde agosto de 2003, a Educação, por meio do programa Escola da Família, estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana, oferecendo atividades culturais e esportivas, entre outras. Escolas da rede municipal também aderiram à iniciativa e abrem suas portas nesses períodos, por meio de parcerias firmadas com a Educação em todo o território paulista.

Consulte quais escolas de São Paulo participam do programa Escola da Família

Últimas Notícias