• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/08/2021
Notícia

Intensivão Enem volta a ser transmitido todo sábado e domingo no Centro de Mídias SP

Nota do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usada para ingresso em universidades públicas e privadas, além de dar acesso a bolsas e financiamentos. As aulas no CMSP começam em 21 de agosto

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vale como um passaporte para estudantes que querem uma vaga no ensino superior. De acordo com o desempenho do aluno, ele pode ingressar em universidades públicas e privadas, e ainda conta pontos para concorrer a bolsas de estudos e financiamentos de mensalidades.

Por ser uma avaliação tão importante para os estudantes, o Centro de Mídias SP (CMSP) vai apresentar aulas de todas as disciplinas das 8h às 12h aos sábados e das 9h às 13h aos domingos. As aulas são transmitidas pela TV Educação e pelo aplicativo do CMSP a partir de 21 de agosto e vão até o final de novembro, quando os exames serão aplicados: 21 e 28 de novembro.

Durante estes três meses, professores especialistas cobrem todas as competências solicitadas no exame Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação com aulas expositivas e correção de exercícios.

A importância do Enem
Com base no desempenho no Enem, o aluno poderá concorrer a:
• Vagas em universidades públicas de todo o país pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que une em uma única plataforma as vagas oferecidas pelas universidades públicas do país aos candidatos em busca de uma educação superior, incluindo cursos à distância.

• Bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni): bolsas de estudo, integrais ou parciais (de até 50%da mensalidade), em instituições privadas. É valido para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou foram bolsistas em escola particular e também para todos os professores da educação básica e pessoas com deficiência; a bolsa integral é voltada para estudantes que tenham renda bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa e a parcial para até 3 salários mínimos por pessoa.

• Financiamento de mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de acordo com a renda e desempenho do estudante na prova. Os candidatos não podem ter zerado na redação.

• Vagas em universidades particulares, que usam o Enem como vestibular.