Na região de São José do Rio Preto, 68 estudantes estão entre os 500 alunos classificados para o primeiro programa de intercâmbio internacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), o Prontos pro Mundo. Arthur Rodrigues Martins, de 17 anos de idade, aluno da Escola Estadual Professora Maria Pilar Ortega Garcia, de Nova Canaã Paulista, está entre eles.
Mais de 9.000 quilômetros separam a cidade no interior paulista do Reino Unido, seu destino para três meses de estudo fora do Brasil. Para ele, o intercâmbio encurtará a distância entre o Ensino Médio e a realização de outro sonho, o de cursar astronomia em uma das universidades dos Estados Unidos. “O intercâmbio será a oportunidade de aprimorar o aprendizado na língua inglesa e conquistar a fluência no idioma, indispensável para que eu possa fazer uma faculdade de astronomia dos Estados Unidos”, conta.
A conquista de uma das primeiras vagas no Prontos pro Mundo também trará uma nova experiência à vida de Arthur. “Nunca andei de avião. Estou com medo, mas curioso pela experiência”, conta o estudante. O pai, Eder, é professor de arte da rede municipal de ensino de Nova Canaã Paulista, e a mãe, Julia, tem um negócio próprio e é cozinheira.
Assim como Nova Canaã Paulista, 416 municípios do estado com alunos elegíveis à temporada de estudos fora do Brasil — ou seja, que cumpriram todas as etapas de seleção — terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa.
Austrália, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia estão entre as localidades para onde os 500 estudantes da rede pública paulista embarcarão nos primeiros meses de 2025. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família.
“Estamos muito orgulhosos da dedicação de nossos estudantes. Diretores e diretoras das escolas estaduais estão relatando a inspiração instantânea que essa divulgação tem causado em outros estudantes, que têm a comprovação em seus colegas que este é um sonho possível”, comenta o secretário da Educação Renato Feder.
Uma nova seleção será feita ainda este ano para outras 500 vagas do programa, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025. A seleção será composta por etapas de provas e as outras regras estabelecidas por edital.
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo terá duração de três meses, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), matrícula na escola, material didático, hospedagem, aulas, traslados no Brasil e no exterior e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior. Esta é a primeira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com intercâmbio internacional.
A lista com os 500 estudantes selecionados para a viagem internacional a países de língua inglesa pode ser conferida no portal do Prontos pro Mundo, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/.