• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/06/2015
CEL

Intercâmbio cultural leva alunos da rede estadual para a Ásia e Europa

Três estudantes embarcam para o Japão e dois para a Alemanha

Cinco alunos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da rede estadual viverão uma experiência única na Alemanha e no Japão. Para aperfeiçoar o idioma que estudam, três deles acabam de chegar ao país oriental para uma visita de duas semanas, e dois embarcam nos próximos dias para a Europa para um intercâmbio de quase um mês, sorteados entre os melhores alunos do curso de alemão.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os estudantes selecionados para a visita ao Japão estudam nos CELs de Cotia, São José dos Campos e São Paulo. Os alunos concorreram com outros 10 jovens brasileiros e foram avaliados de acordo com a capacidade de conversação no idioma, já que irão se hospedar na casa de famílias japonesas, com auxilio da Fundação Japão São Paulo.

No CEL da capital, também estudam os dois jovens que embarcam para a Alemanha e que participaram de um sorteio entre os 19 alunos do curso de alemão que obtiveram nota máxima em exames de proficiência realizados em 2014, em parceria com o Instituto Goethe.

“Hoje funcionam em todo o Estado 223 unidades dos Centros de Estudo de Línguas. Os espaços oferecem cursos gratuitos de até sete idiomas, incluindo inglês, francês, japonês e alemão. O conteúdo tem como foco a conversação e o mercado de trabalho e os alunos recebem certificado de conclusão ao fim de cada ciclo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Preferência pela língua oriental

Levantamento feito pela Educação mostra que a preferência dos alunos por idiomas orientais aumentou. Em 2014, foram 1,5 mil cadastros nos cursos gratuitos de japonês e mandarim frente à 850 em 2012. Um aumento de 74,5%.

Além de ser um diferencial para o currículo e para o mercado de trabalho, há a riqueza cultural. No caso do japonês, os animes e mangás são fortes aliados ao ensino do idioma e auxiliam os jovens que procuram exclusivamente pela língua oriental.