quinta-feira, 07/07/2005

Intercâmbio promove troca de experiência entre escolas

Quarenta alunos da Escola Municipal Otávio Giovaneti, do município de Pradópolis, no interior do Estado, abrem hoje o programa Guia Turístico- Descobrindo o Litoral/Interior, de iniciativa da Escola Estadual Portal […]

Quarenta alunos da Escola Municipal Otávio Giovaneti, do município de Pradópolis, no interior do Estado, abrem hoje o programa Guia Turístico- Descobrindo o Litoral/Interior, de iniciativa da Escola Estadual Portal da Juréia, de Peruíbe, no litoral sul.

Os estudantes do interior vão conhecer as belezas naturais do litoral sul paulista até o domingo, dia 10, em companhia dos colegas da Escola Estadual Portal da Juréia, que atuarão como verdadeiros guias de turismo. Já no período de 20 a 24 de julho viajantes e guias inverterão os papéis. Os estudantes de Peruíbe visitarão o município de Pradópolis.

O grupo de visitantes do interior ficará hospedado na sede da própria escola Portal da Juréia. De acordo com a professora responsável pelo projeto, Edilena Cândida de Oliveira Corrêa, desde março os alunos de Peruíbe se preparam para o intercâmbio. “Na 1ª etapa desenvolvemos em sala de aula os conceitos e princípios de ecologia, biodiversidade ambiental e ecossistemas. Já na 2ª etapa, demos início ao estudo do meio, com passeios a pontos turísticos da cidade e à reserva Itatins-Juréia. Agora estamos na 3ª etapa, momento em que os nossos estudantes servirão de guias para os jovens vindos do interior durante os passeios turísticos”, explicou.

A intenção é que eles possam fornecer dados precisos para os colegas visitantes, além de terem a possibilidade de praticar o aprendizado adquirido anteriormente, inclusive adotando uma postura crítica diante das condições ambientais, adiantou a professora.

Segundo ela, o objetivo do projeto, voltado para alunos de 6ª e 7ª séries, é incentivar o jovem a construir um pensamento ecológico e praticar atitudes de respeito e conservação do meio ambiente. “Esse intercâmbio entre escolas proporcionará aos alunos a aventura de descobrir a natureza e sua relação com ela”, acrescentou.

No encerramento do projeto, os estudantes farão uma campanha para divulgação dos resultados na comunidade.

Dia: 07/07/05

Local: EE Portal da Juréia- Rua Tucuruvi, nº 620, Centro- Peruíbe