segunda-feira, 08/01/2007

Interior na Praia 2007 leva 8 mil estudantes ao Litoral a partir desta segunda-feira, dia 8

Viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para sexta-feira O programa Caravanas do Conhecimento, etapa Interior na Praia 2007, vai levar cerca de oito mil crianças do Interior para […]

O programa Caravanas do Conhecimento, etapa Interior na Praia 2007, vai levar cerca de oito mil crianças do Interior para conhecer o mar. São alunos da rede pública de ensino com idades entre 9 e 11 anos (nascidos entre 9/1/1995 e 8/1/1998), que ficarão hospedados em escolas adaptadas nas 16 cidades litorâneas. As viagens – de 8 a 26 de janeiro – começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para sexta-feira. Em janeiro, durante as semanas de 8 a 12; de 15 a 19; e de 22 a 26, o Programa vai atender 196 delegações (com 40 crianças cada), vindas de 190 municípios paulistas.

Treinamento e parceria

O programa reúne no total 190 municípios visitantes (interior), 16 municípios hospedeiros (litoral), 196 delegações, 7.840 crianças, 784 monitores, 196 motoristas e 19 alojamentos. Os 800 monitores – que acompanham as crianças – receberam do Cepam treinamento completo (noções de primeiros-socorros, procedimentos de segurança e emergenciais). Realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas Prefeituras Municipais, o Programa é organizado e coordenado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) com a parceria de órgãos e secretarias estaduais.

Trocando experiências e cenários

Na edição passada do Interior na Praia, 8.680 estudantes visitaram o Litoral paulista. A etapa de verão, Interior na Praia, é realizada sempre em janeiro e leva crianças do Interior para o Litoral. Já a etapa Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso, levando crianças da Capital e das cidades litorâneas para o Interior do Estado. Para conferir a programação completa das atividades e cidades participantes clique aqui.

Origem e retomada

Criado durante o governo Montoro, a iniciativa se transformou em um dos maiores programas de turismo educacional realizado pelo governo do estado, mobilizando mais de 160 mil crianças de 1984 a 1990. Relançado oficialmente, em 2004, o Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia e Redescobrindo o Interior foi instituído em caráter permanente por meio do Decreto Estadual 50.269, de 1° de dezembro de 2005, sob a coordenação geral do Cepam. Realizado anualmente em duas etapas, nas férias de janeiro e julho, o Programa beneficiou mais de 30 mil crianças.

Informações e contatos na Coordenadoria de Relações Institucionais – CRI, pelos telefones (11) 3811 – 0346/0421 ou caravanas@cepam.sp.gov.br.

Realizadores e apoiadores

A iniciativa – patrocinada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – tem como parceiros as Secretarias de Estado da Cultura; de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento; da Juventude; Esporte e Lazer; da Saúde; da Segurança Pública; dos Transportes; e do Turismo; e os apoios da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – Artesp; Departamento de Estradas de Rodagem – DER; Desenvolvimento Rodoviário S/A; Departamento de Suprimento Escolar – DSE, Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os trabalhos de coordenação e execução ficam a cargo da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam.