Colheita em horta do Complexo do Tatuapé vai para a mesa de parentes de internos e também de funcionários da fundação
Adolescentes do Complexo Tatuapé da Febem se preparam para uma colheita de hortifrutigranjeiros. A safra será doada para famílias de internos e funcionários. A primeira colheita será feita nesta terça-feira (27), às 11 horas.
Moranga, abóbora, alface, batata, batata-doce, beterraba, cenoura, chicória, escarola, chuchu, couve-manteiga, espinafre, melancia, melão, camomila, erva-doce e manjericão são alguns exemplos de alimentos cultivados pelos adolescentes.
A boa notícia é resultado de uma parceria firmada em julho de 2003 entre a Febem, as Faculdades Cantareira e a Uninove, o que possibilitou o cultivo de uma horta dentro o Complexo para desenvolver mais um curso profissionalizante, batizado de Projeto Plante Vida.
As aulas são semanais, com duração de quatro horas cada uma. Os procedimentos são ensinados e também supervisionados por três coordenadores do projeto que ainda contam com o auxílio de estagiários.
Com enxadas, rastelos, pás, botas e chapéus, os adolescentes aprendem, na prática, todas as etapas do processo produtivo de uma horta, que vai do preparo da terra, plantio de sementes, desenvolvimento da planta, até a etapa da colheita final.
Os alimentos têm ciclo médio de produção que varia de 60 a 100 dias. O tempo é suficiente para que os alunos acompanhem o processo integralmente, pois o curso tem duração de dois meses.
O cultivo de hortaliças possibilita ao adolescente em conflito com a lei uma formação empreendedora e geradora de renda que pode ser facilmente aplicada por eles quando desinternados.
Serviço
Colheita
Terça-feira – dia 27 de abril – 11 horas
Complexo do Tatuapé
Avenida Celso Garcia, 2.901 – São Paulo