quinta-feira, 15/07/2004

Itapeva revela novos talentos em festival de música e dança

Evento reuniu diversas escolas, alunos e educadores da região Aconteceu no dia 3 de julho, na quadra da EE Professora Zulmira de Oliveira, o Festival de Música e Dança promovido […]

Evento reuniu diversas escolas, alunos e educadores da região

Aconteceu no dia 3 de julho, na quadra da EE Professora Zulmira de Oliveira, o Festival de Música e Dança promovido pela Diretoria de Ensino Região de Itapeva. O evento foi classificatório e levará os melhores grupos para a final estadual.

Estavam presentes o Dirigente Regional de Ensino, Delvi Ferreira Alexandre, supervisores de ensino, assistentes técnico-pedagógicos, diretores de escola, funcionários da diretoria, membros do programa Escola da Família, coreógrafo, bailarinos e professores da Seven Dança & Cia e da Oficina de Dança Denise Claro, além de professores da escola de música e canto Planet Music e comunidade.

Com uma coreografia que resgatou a história do tropeirismo na região, a EE Simplicano Campolim de Almeida foi a vencedora na categoria Dança/Ensino Médio. A EE Professora Zulmira de Oliveira foi a vitoriosa do Ciclo II (Dança). Os bailarinos mirins apresentaram movimentos de Dança Moderna com a coreografia “Anjo da Dança”. Um dos organizadores do evento, o ATP de Educação Artística, professor e maestro João Carlos Kuntz, ao premiar as equipes da dança, revelou: “A possibilidade dos alunos criarem, experimentarem, analisarem, levando a interface constante da inter-relação, entre escola/comunidade, é tudo o que o festival nos oferece com todo prazer, a cada ano que passa”.

A música “Setembro”, composição coletiva da banda da EE Otávio Ferrari foi a vencedora na categoria Música/Ensino Médio. A canção contou com interpretação de um trio vocal – duas masculinas e uma feminina – e um improviso de sax alto. A EE Padre Arlindo Vieira classificou-se pelo Ciclo II com a interpretação da dupla de alunos, Marcelo e Tamires – Música “Quanto tempo”, autoria de Bruno de Carvalho Siqueira Terra.

A equipe de jurados, que analisou as composições atendendo a critérios específicos para Letra e Música – construção poética, criatividade, interpretação e harmonia -, foi formada pelo professor Elcir Alves de Melo (regente do Coral Municipal de Itapeva e do coral Santo Antonio de Itararé); Luiz Gonzaga Moreira (saxofonista da Banda Lira Itapevense); Claudialice Bonsaglia Pereira (ATP de Língua Portuguesa) e Leonice Andrade dos Santos Müzel de Moura (ATP Gestor da Teia do Saber e regente de coral).

“Incentivados pela Secretaria de Estado da Educação, cada vez mais se nota o interesse de educadores e alunos pelas atividades artísticas como forma de enriquecimento da vida interior, processo de auto-realização, estímulo a espontaneidade e fator de ajustamento e harmonia em sociedade”, avalia o professor Delvi Ferreira Alexandre, dirigente de Itapeva.