• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/11/2004
Últimas Notícias

Itaquá na prevenção contra a Aids

Exposição apresenta trabalhos de alunos sobre o tema Na semana do Dia Internacional de Combate à Aids, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a Diretoria de Ensino da região de Itaquaquecetuba […]

Exposição apresenta trabalhos de alunos sobre o tema

Na semana do Dia Internacional de Combate à Aids, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a Diretoria de Ensino da região de Itaquaquecetuba reúne na exposição Construindo uma Mentalidade Preventiva os trabalhos dos alunos da rede estadual na região leste da Grande São Paulo. A proposta da exposição segue a linha programática da Secretaria de Estado da Educação, que tem dois projetos dedicados ao tema.

Prevenção também se ensina – criado em 1996 – propõe-se incutir nos jovens a importância da auto-estima, do senso de responsabilidade, da valorização da saúde individual e coletiva e o combate ao uso de drogas. O projeto Ta na Roda: Uma Conversa Sobre Drogas utiliza vídeos relacionados ao tema para abordagens diretas no ambiente escolar e formas de conscientizar a comunidade estudantil sobre a importância da prevenção.

A exposição organizada pela unidade escolar de Itaquaquecetuba estará aberta de hoje/30 até 02 de dezembro no Parque Ecológico da cidade (Rua Cabrália Paulista s/nº) e também em Poá, na rua Mongaguá, nº 333.

Iniciativas como esta, coerentes com as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação, abrangem 5.437 escolas de 89 Diretorias de Ensino – informação para mais de seis milhões de alunos do ensino fundamental. Todos os profissionais são capacitados por meio de cursos e materiais didáticos específicos, de forma a desmistificar o tema e aproximar a discussão entre os jovens.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida e divulgada pelo Ministério da Saúde no dia 24 de novembro, que procurou indagar sobre o comportamento sexual de homens e mulheres do Brasil, com idade entre 15 e 54 anos, foi possível constatar que ações eficazes de prevenção das infecções e informações referentes à forma de contágio das doenças sexualmente transmissíveis – como o HIV – são de extrema importância para que os índices atinjam números favoráveis.

O número de casos de AIDS entre os homens é maior, mas, nos últimos anos, a epidemia vem crescendo mais entre as mulheres. Segundo a análise do Ministério da Saúde, 44% das mulheres têm o habito de comprar preservativos, contra 78% dos homens. Metade da população masculina sexualmente ativa tem preservativo em casa, já no caso das mulheres o índice cai para 39%.

O nível escolar é um fator decisivo nessa luta e, ainda baseado neste estudo, constata-se que mulheres com idade entre 15 e 54 anos, 62% fizeram exame ginecológico com preventivo, há menos de três anos. Entre as sexualmente ativas, o índice foi de 70%. Entre as que têm o ensino fundamental completo, a cobertura foi de 81%, contra 64% das que não terminaram os estudos fundamentais.

Nas faixas etárias mais baixas, de 15 a 25 anos, o grau de informação sobre como se contrai as doenças venéreas chega a 62%. Já entre pessoas de 25 a 39 anos, o percentual é mais alto e atinge 71%.

Os dados sugerem que é preciso incentivar ainda mais as escolas no sentido de desenvolver estratégias dirigidas aos jovens, antes do início da sua atividade sexual. É esse o trabalho que a Secretaria de Estado da Educação vem desenvolvendo.

Diego Gurgel do Amaral