quinta-feira, 25/07/2019
Creche Escola

Itatinga recebe unidade do Programa Creche Escola

Investimento é da ordem de R$ 1,6 milhões em unidade que deve beneficiar 130 alunos

Foi entregue nesta quarta-feira (24) mais uma unidade do Programa Creche Escola, dessa vez em Itatinga, na região de Botucatu. A creche deve beneficiar diversas crianças e jovens da região, localizada no bairro Jardim de Alvinópolis, que está passando por um processo de urbanização.

“Queremos aqui inaugurar um novo conceito de educação, o conceito de uma escola para pequenos. Esse espaço representa um lugar de criatividade, de desenvolvimento de capacidades emocionais e sociais e principalmente de sonhos”, explica o Diretor Municipal de Educação e Cultura de Itatinga, João Rafael Moraes de Oliveira.

A CEI Professora Maria Apparecida Toledo tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Para Leandro Damy, presidente da FDE, a creche estimula a formação completa do indivíduo. “O educador Jean Piaget diz que a infância é o período de maior criatividade na vida do ser humano, em especial os 1.000 primeiros dias de vida, que são primordiais para a formação do cidadão. Por isso é com tremenda alegria que inauguramos essa unidade, que fará muita diferença na vida das pessoas”, pontua.

A construção foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhões do governo paulista, em parceria com a prefeitura local. É uma tática prevista pelo Programa Creche Escola, que prevê a parceria entre municípios e Estado na construção de creches. “Queremos agradecer o Governador João Doria e o Secretário Rossieli Soares pela parceria que está levando uma importante creche para esta região e para este bairro”, comemora o prefeito de Itatinga, João Bosco Borges.

Com o Creche Escola, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. “Queremos fortalecer a parceria entre municípios e governo. Os jovens que estudam nas escolas municipais e creches são parte de uma rede pública, além de rede estadual ou municipal”, explica o Secretário Rossieli Soares.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 365 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 255 estão em execução. Na região de Botucatu, já foram entregues 14 unidades e outras 7 estão com obras em andamento com previsão de 910 novas vagas.