• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/03/2017
Pais e Alunos

Já ouviu falar no Prêmio Nobel? Clique aqui e entenda como surgiu!

Marie Curie foi a primeira mulher a ser laureada, e também a única a receber dois prêmios

Fazer o bem sem olhar a quem. Essa máxima deveria estar presente no dia a dia das pessoas, mas nem sempre é assim. Infelizmente, ao se abrir um jornal, ou um site jornalístico, as notícias nas manchetes nem sempre chamam a atenção para casos negativos, que a maioria das pessoas não gostaria que acontecesse.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Mas, você sabia que há muitos anos alguém preferiu dar destaque às coisas boas e até premiar quem se dedicasse a encontrar soluções para as mazelas no campo da Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz (e mais recentemente na área da Economia)? Sim, essa pessoa se chamava Alfred Nobel.

Nos tempos atuais, Alfred Nobel é lembrado como alguém que ajudou a vida de muitas pessoas, mas enquanto vivo sua fama não era nada boa. Isso, porque Nobel foi o criador de alguns explosivos, que foram mais tarde utilizados pelos militares, o que causou a morte de muita gente. Desgostoso com a sua criação, ele ficou assombrado ao ver a edição de um jornal francês, que noticiou por engano a morte de seu irmão Ludvig como sendo a sua e o tratou como “mercador da morte”.

Para Alfred Nobel, nada mais no mundo tinha importância se não conseguisse mudar o seu legado. Assim, em seu testamento, destinou toda a sua fortuna, que não era pouca, para a criação de uma instituição que premiasse, anualmente, as pessoas do mundo inteiro que, no futuro, servissem ao bem da humanidade.

A Fundação Nobel foi criada em junho de 1900, e a primeira cerimônia de premiação nos campos da literatura, física, química e fisiologia ou medicina ocorreu no Conservatório Real de Estocolmo, em 1901; o Prêmio Nobel da Paz foi entregue em Oslo. Desde 1902, os prêmios são formalmente entregues pelo rei da Suécia. A entrega do Nobel da Paz continua a ser feita em Oslo, sendo presidida pelo rei da Noruega.

Como são escolhidos os premiados

O prémio Nobel tem algumas restrições na sua divisão, mas geralmente é bem flexível. Em cada categoria, as nomeações são propostas por academias ou institutos da Suécia (na Noruega, em se tratando sobre o Comitê do Prêmio Nobel da Paz) e figuras de autoridade internacional. As propostas são analisadas no início do ano por uma Comissão especial, composta por cinco acadêmicos eleitos por três anos. Entre fevereiro e março, as academias definem uma lista final de cinco nomes (ou grupo de nomes – também chamada de short list). O vencedor é escolhido em uma eleição, até o início de outubro. A identidade dos destinatários é revelada, disciplina por disciplina, durante a primeira semana de outubro, em conferências de imprensa diárias.

Desde 1974, o prêmio não pode mais ser entregue como homenagem póstuma. Também não são levadas em consideração a idade e a nacionalidade das pessoas e o prêmio não pode ser dividido por mais de três vencedores.

Destaques no Prêmio Nobel

René Armand François Prudhomme, ou simplesmente Sully Prudhomme, é um poeta francês que viveu entre os anos de 1839 e 1907. Queria, desde garoto, ser cientista, mas não deu sequência aos estudos devido a uma doença nos olhos. Começou a trabalhar como escriturário em uma fábrica, mas abandonou o serviço para estudar direito. Anos depois, se encontrou na literatura, quando publicou sua primeira obra poética, “Stances et Poèmes”.

Sully Prudhomme foi o primeiro laureado ao Prêmio Nobel de Literatura, em 1901, quando recebeu a premiação das mãos do rei da Suécia.

A primeira mulher a receber um Prêmio Nobel foi a cientista Marie Curie. E isso não é só, ela também foi a primeira e ser laureada duas vezes (e única mulher), nas áreas de Física e Química.Polonesa naturalizada na França, Marie Curie conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. E a inteligência e vontade de mudar o mundo estão no DNA, pois a família Curie soma um total de cinco prêmios Nobel.

E mais, com personalidade, foi a primeira mulher a ser admitida como professora da Universidade de Paris. Além disso, se tornou a primeira, também, a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris. Vale lembrar que todas essas conquistas foram entre os anos de 1867, quando nasceu, e 1934, quando faleceu, ou seja, numa sociedade totalmente patriarcal.

Mais recentemente, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai se tornou, em 2014, a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, um dos mais nobres entre todos. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na região em que nasceu, no Paquistão. Ali, os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala se tornou um movimento internacional.

Malala luta desde criança para que as mulheres de seu país conquistem o direito de estudar. Em 2013, após chamar a atenção de empresas jornalísticas, como BBC e The New Tork Times, para os abusos que os talibãs cometiam contra o povo, a jovem foi vítima de uma tentativa de assassinato. Hoje, percorrendo o mundo inteiro, Malala ganhou voz e passou a ser considerada uma das 100 pessoas mais influentes do planeta. Em 12 de julho de 2013, Malala Yousafzai fez seu famoso discurso na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), quando pediu acesso universal à educação.