• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/05/2005
Últimas Notícias

Jacareí comemora 100 milhões de participações no programa escola da família

A Diretoria de Ensino da Região de Jacareí comemora neste domingo, 22, na EE Francisco Gomes da Silva Prado das 9:00 as 12:00, a marca dos 100 milhões de participações […]

A Diretoria de Ensino da Região de Jacareí comemora neste domingo, 22, na EE Francisco Gomes da Silva Prado das 9:00 as 12:00, a marca dos 100 milhões de participações da comunidade no Programa Escola da Família em todo o Estado de São Paulo.

A comemoração vai englobar vários segmentos da sociedade nas homenagens aos voluntários, parceiros, profissionais e policiais que têm participação fundamental na rotina do Escola da Família. Personagens que conduzem o programa na direção da cultura da paz, que olham o jovem como parte da solução e não do problema, inserindo -os na escola e na comunidade. São 100 milhões de participações nas oficinas oferecidas pelo programa em todo o estado.

O Programa Escola da Família é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação que une 6 mil profissionais da educação, quase 30 mil estudantes universitários e milhares de voluntários para despertar potencialidades e desenvolver hábitos saudáveis junto aos mais de 7 milhões de jovens que vivem no Estado de São Paulo.

Na Diretoria de Ensino da região de Jacareí são 75 escolas abertas no fim de semana, divididas em seis municípios: Arujá, Santa Isabel, Guararema, Jacareí, Santa Branca e Igaratá, transformando-as em centro de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de qualificação para o trabalho.

Nessas escolas, a programação de eventos se desenvolve entre as 9h e 17 aos sábados e domingos e conta com vários projetos da Secretaria de Estado da Educação, como o Escola da Juventude, Agita Família, Agita Galera, Cine Família, PAI (Projeto de Alfabetização e Inclusão), Padaria Artesanal, Tá na Roda, Bolsa Universidade, Chuta a Dengue para Longe e muitos outros que visam inserir a comunidade no mundo globalizado.

No eixo de esportes, há jogos populares e coletivos, brincadeiras atletismo, ginástica e artes marciais. Exemplos: xadrez, futebol de salão, pingue-pongue, skate, judô, boxe, taco, entre outros. No segmento cultural destacam-se atividades de música, teatro, artes plásticas, danças clássica e populares, gincanas, feiras, sessões de leitura, cinema. Exemplos: capoeira, hip-hop, canto coral, gibiteca, mostras de poesia, rádio comunitária, jornal impresso ou eletrônico, etc. Na área de saúde, palestras, encontros sobre temas variados, formação de multiplicadores para ações preventivas, primeiros socorros, gravidez na adolescência. E simultaneamente a atividades de lazer e culturais, são oferecidas opções de cursos para qualificação do trabalho: informática, pré-vestibular, cursos básicos de qualificação profissional. Exemplos: noções básicas de Windows, Internet, marcenaria, confeitaria, culinária, cerâmica, pintura, aulas de inglês/espanhol, etc.