sexta-feira, 08/07/2005

Janela da Alma é destaque da programação do Cine Família deste fim de semana

Cerca de 3.500 escolas da rede pública estadual de São Paulo exibem o documentário Janela da Alma, neste domingo, dia 10 de julho, às 14 horas. Esta apresentação faz parte […]

Cerca de 3.500 escolas da rede pública estadual de São Paulo exibem o documentário Janela da Alma, neste domingo, dia 10 de julho, às 14 horas. Esta apresentação faz parte do Cine Família, atividade que transforma a rede estadual de Educação em gigantesca rede exibidora de filmes cedidos pela Europa Filme, dentro do programa Escola da Família. O projeto, apontado como fator fundamental para a redução do índice de violência nas Escolas, oferece todo o final de semana atividades culturais, de saúde, lazer e qualificação profissional.

O documentário, dirigido por Walter Carvalho e João Jardim, apresenta dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual – da miopia discreta à cegueira total – que narram como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. A produção recebeu o Prêmio Cinema Brasil de melhor documentário; Troféu BR – melhor diretor estreante, no Festival de Gramado, melhor documentário – Júri Oficial e melhor documentário – Júri Popular, na Mostra de Cinema de São Paulo; recebeu prêmio de filme, melhor fotografia e melhor música, no Cine Ceará; prêmio de melhor filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Confira outros destaques da programação:

· EE Ary de Oliveira Garcia – Cubatão – No domingo, dia 10, a escola realiza o 1º Batizado de Capoeira do Escola da Família, a partir das 10 horas. Serão batizados 28 alunos, entre eles, três educadores universitários e um educador profissional da escola. O mestre Curupira e o professor de capoeira Marivaldo estarão presentes.

· EE Aníbal Vitor Fava– Santo Expedito – No sábado, dia 9, a escola faz uma grande festa julina, a partir das 16 horas, com apresentações de três quadrilhas: uma do Programa, uma quadrilha da 3ª Idade do município de Santo Expedito e outra da 3ª Idade do município de Alfredo Marcondes. Na festa, haverá distribuição de pipocas, chá, buraco quente e sorteio de brindes arrecadados através de doações do comércio local, da prefeitura da cidade e da própria comunidade.

· EE Cacilda Becker – São Paulo – A escola realiza aulas e jogos de futsal para meninos de 12 a 16 anos, todos os domingos, das 9h às 12h.

· EE Dr. Manoel Grandini Casquel – Santo André – Atividades permanentes oferecidas pela escola: ginástica localizada, recreação infantil, capoeira, teatro, curso de xadrez, revistoteca, iformações sobre Drogas, forró, axé, Vôlei, PAI, estimulação infantil para deficiente visual, futsal, dama, futebol de botão, tênis de mesa, inglês infantil, música em inglês e reforço escolar. Além das atividades permanentes, no dia 10, domingo, às 14 horas, o Programa vai oferecer a oficina de boneca de lã. Os interessados deverão levar um novelo de lã branca, dois novelos de lã da cor preferida, a cabeça e os enfeites da boneca. Nesse mesmo horário, também será realizada a oficina de biscuit em porta-retrato e quadros. Os interessados deverão levar um porta retrato ou um quadro pequeno.

SOBRE O PROGRAMA – O Escola da Família, que completa dois anos em agosto, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Unesco. Consiste na abertura das escolas públicas estaduais nos finais de semana para oferecer à comunidade atividades culturais, esportivas educacionais e de geração de renda. Desde a implantação, o projeto já alcançou mais de 127 milhões de participações da comunidade. Conta com mais de 42 mil voluntários, cinco mil educadores estaduais e cerca de 30 mil bolsistas universitários. Redução dos índices de violência e geração de emprego são alguns dos principais resultados obtidos com a iniciativa.