sexta-feira, 01/09/2017

Jogo transforma estudantes da rede estadual em prefeitos por um dia

Online e gratuito, game estimula alunos a decidirem soluções para os problemas da cidade

Professores da rede estadual de ensino podem utilizar o game educativo “Cidade em Jogo” para abordar temas relacionados à cidadania e educação política em sala de aula. Online e gratuito, o jogo simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas. Para interagir com o game, basta acessar esse link.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Primeiro, o aluno deve escolher suas prioridades de governo. Em seguida, ele analisa as políticas públicas disponíveis e, depois, aplica as suas escolhas para mudar a sua cidade. Finalmente, é a vez de avaliar os resultados e impactos das suas escolhas.

A plataforma também oferece uma área restrita ao professor com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do game em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva do jogo com seus alunos. O professor recebe, ao final da rodada, um relatório de desempenho de cada jogador e pode avaliar os melhores prefeitos da turma e seus resultados.

Desenvolvido pela Fundação BRAVA e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, o jogo tem como objetivo desenvolver a educação cívica, a cidadania e a liderança jovem em sala de aula.