• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/01/2014
Pais e Alunos

Jogos cooperativos estimulam a união dos alunos

Relembre o projeto que existe na E.E. José Fernando Abbud, localizada em Diadema

Em vez da disputa, há cooperação. Em vez do individualismo, ações em grupo. Eram esses sentimentos que o professor Claudemir Pereira dos Santos queria estimular em seus alunos da E.E. José Fernando Abbud, localizada em Diadema, quando instituiu os jogos cooperativos na unidade escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O princípio básico do jogo é que todos joguem juntos, sem excluir ninguém e sem competir. “Eu vim da competição e quando conheci os jogos cooperativos vi que era uma coisa transformadora. Eu particularmente me transformei depois desses jogos”, diz Claudemir.

“Os jogos cooperativos me ensinaram que eu não devo competir em tudo. Além disso, também passei a conviver mais com pessoas que antes não conhecia”, revela a aluna da 6ª série, Stefany Santos Silva.

O professor, precursor da modalidade na escola, revela que era muito competitivo e por isso sofria bastante com a pressão pela vitória. “Nem tudo na competição torna uma pessoa feliz. Eu via as pessoas sofrendo muito e isso era uma coisa que estava doendo dentro de mim. Eu queria fazer algo para mudar”, conta o educador.