• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/06/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Jogos de tabuleiros auxiliam no desenvolvimento de habilidades

Instituto Mamirauá oferece download de uma infinidade de brincadeiras em grupo

Os jogos de tabuleiros são atividades lúdicas que ajudam na aprendizagem dos estudantes. São capazes de desenvolver as habilidades de raciocínio lógico, a expressão corporal, a capacidade de socialização e integração, além do bom relacionamento interpessoal.

Os jogos desenvolvidos pela Equipe de Educação Ambiental do Instituto Mamirauá foram criados para serem utilizados como ferramentas de auxílio às diversas atividades de campo e ainda em eventos de grande público. Didáticos, são disponibilizados no site do instituto, em tamanho reduzido (A3), a fim de auxiliarem professores e educadores.

Tratam-se de ferramentas que facilitam a construção e compreensão de conceitos relacionados aos temas trabalhados, possibilitando a capacidade de diálogo, argumentação e questionamentos de forma totalmente lúdica.

Os jogos podem ser aplicados em atividades com públicos diferenciados, o que muda é o método de contextualização e conceitualização dos temas trabalhados (mais informações aqui).

Também constam disponíveis no portal do Instituto Mamirauá os infográficos produzidos. Foram inicialmente testados na Semana de Meio Ambiente (no munícipio de Uarini), e têm sido aplicados em atividades de campo, apresentando resultados satisfatórios.