• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 08/12/2004
Últimas Notícias

Jogos e quebra-cabeça ajudam na aprendizagem em Geometria

Estudantes de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Murad de Camargo, de São José do Rio Preto, descobriram uma maneira de aprender […]

Estudantes de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Murad de Camargo, de São José do Rio Preto, descobriram uma maneira de aprender geometria através de jogos confeccionados, quebra-cabeça e outros materiais pedagógicos.

A professora Rita de Cássia Pavani Lamas, do departamento de matemática da Unesp de Rio Preto, desenvolveu o projeto para incentivar os alunos a assimilarem os conceitos de matemática. A parte teórica foi ministrada por duas professoras da escola pública e o programa foi produzido pelos estudantes, com auxílio de duas professoras da Unesp e quatro voluntários do 3º ano do Ensino Médio de matemática.

“O resultado foi positivo. Afinal, promoveu a interação entre a teoria e o aluno, por meio do material pedagógico produzido por eles”, observa a coordenadora pedagógica da escola, Sílvia Dias Ferreira Abran.

Para a coordenadora do projeto, o empreendimento não só tirou o medo dos alunos em trabalhar com geometria, como também auxiliou no entendimento do conteúdo da disciplina. “Desperto a curiosidade dos estudantes e isso também refletiu nas notas, afirmou Rita de Cássia”.

A Unesp está analisando o projeto, para que possa se estender a outras classes da escola. “Podemos iniciar o trabalho nas 5ª e 6ª séries”, disse Rita de Cássia.

Eduardo Santos