sexta-feira, 22/03/2013
Sociedade

Jogos Escolares reunirão alunos das redes pública e privada. Conheça a competição!

Inscrições para a etapa que envolve estudantes da rede estadual começam ainda neste mês

Uma novidade para os jovens esportistas foi anunciada nesta sexta-feira (22). A partir de agora, uma única competição irá integrar alunos das redes estadual, municipal e privada. Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo, que serão realizados a partir desse ano, chegam com o objetivo de aprimorar as competições esportivas voltadas a estudantes da educação básica.

A principal mudança está na unificação das competições. Antes eram realizados quatro campeonatos: a olimpíada escolar, os jogos escolares para escolas particulares e municipais, o campeonato estadual escolar de modalidades olímpicas e as seletivas para as paralimpíadas. Agora os jogos passam ser realizados anualmente em quatro etapas: rede pública estadual e escolas técnicas estaduais; rede pública municipal, rede particular e escolas técnicas federais; seletivas regionais e seletivas estaduais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As inscrições para a etapa da rede estadual e técnica começam ainda neste mês. No caso dos estudantes com idades entre 13 e 14 anos, o cadastro pode ser realizado entre os dias 23 e 28 deste mês. Para os alunos de 15 a 17 anos de idade, as inscrições serão de 1º a 12 de abril. Já aqueles com até 12 anos de idade e, também, os competidores com 17 ou 18 anos, poderão se inscrever entre os dias 19 e 30 de agosto.

A organização, elaboração de regulamentos, acompanhamento e avaliação das ações relacionadas à competição ficarão sob a responsabilidade de uma comissão composta por representantes das secretarias estaduais da Educação, de Esporte, Lazer e Juventude, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.