• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/10/2013
Pais e Alunos

Jogos Escolares: competição traz aprendizado sobre convivência, vitórias e derrotas

Estudantes entre 15 e 17 anos participaram da etapa infantil dos Jogos Escolares do Estado de SP

Na última semana, alunos de escolas estaduais com idade entre 15 e 17 anos foram protagonistas de uma competição empolgante, os Jogos Escolares. Os estudantes que praticam diversas modalidades esportivas fizeram questão de participar da disputa. “Assim que minha professora falou sobre os jogos, eu quis participar. Jogo vôlei há sete anos e adoro quando encontro oportunidades para aprimorar meus conhecimentos no esporte”, conta Nayla Cristina Munhoz, aluna da E.E. Dr. José Manoel Lobo.

“O torneio é o maior evento escolar esportivo da América Latina”, analisa Maria Elisa Kobs Zacarias, gestora de desporto escolar da Secretaria da Educação. Os alunos competem nas modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez. As disputas são divididas nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Os alunos passam por uma série de jogos para conquistar o primeiro lugar e seguir para a fase final da competição, onde todas as regiões se encontram”, explica Liliane Renata Tank Gullo, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação Física, da Diretoria de Ensino de Limeira. Os alunos disputam entre si em suas categorias. Dessa disputa, saem os grupos que vão representar o Estado de São Paulo na disputa nacional.

Mas além da disputa, tanto professores quanto alunos são unânimes em afirmar que os jogos proporcionam uma série de aprendizados. “Eles promovem a união dos alunos numa competição e, também, nos fazem descobrir talentos esportivos”, diz Erica Drigo, professora coordenadora da Diretoria de Ensino de Capivari.

“Esses jogos influenciam na formação do atleta, tanto na parte esportiva como na parte social. Eles aprendem com as perdas e com a convivência”, opina Vera Lúcia Soares, professora de Educação Física na E.E. Dr. José Manuel Lobo.

#album[2450]down#