• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 23/09/2005
Últimas Notícias

Jogos matemáticos são o diferencial na Escola Estadual Monsenhor João Batista

Iniciativa de professor incentiva alunos em sala de aula Estudante da mesma escola quando adolescente, o professor Dario dos Santos Marques, 37, conta que na sua época percebia as dificuldades […]

Iniciativa de professor incentiva alunos em sala de aula

Estudante da mesma escola quando adolescente, o professor Dario dos Santos Marques, 37, conta que na sua época percebia as dificuldades dos colegas ao desenvolverem os exercícios de matemática. Hoje formado e já professor de matemática da escola estadual Monsenhor João Batista, Marques, desenvolveu três jogos que possibilitam o aluno a interagir, se integrar e participar mais das aulas.

Pensando em uma fórmula que pudesse prender a atenção e facilitar o processo de assimilação dos alunos, o professor chegou à conclusão de que o jeito mais fácil seria trabalhar com jogos, desde que sempre se obtivesse o lado pedagógico. “Como os alunos gostam muito de jogos e aprendem as regras rápidas demais achei a melhor saída para poder ensina – los”.

A solução encontrada resultou em três jogos, sendo dois de cartas – um com regras de sinais e o outro com a tabuada, em que o aluno tem que procurar as respostas no “monte”. O terceiro é o carro chefe: um tabuleiro feito de madeira parecido com o de dama em que os alunos aprendem as regras de sinais e as equações.

Como os jogos têm características interdisciplinares, também proporcionam a combinação do lúdico com o pedagógico, tornando a aula muito mais agradável. “Traz belos resultados em sala de aula. Se depender dos alunos eles querem jogar todos os dias”, afirma o professor.

O exemplo que ele dá se estende àqueles que não gostavam das aulas de matemática e que acabaram se rendendo à brincadeira, como Lucas Sales, 14, da 8º série do ensino fundamental. “Depois que o professor criou esses jogos comecei a gostar mais das aulas de matemática, é muito legal jogar”.

Hoje, o professor está em busca de parcerias para que possam desenvolver juntos o projeto e incentivar cada vez mais o aprendizado.

Ronaldo Tenório