quarta-feira, 20/08/2008
Últimas Notícias

Jornada de Matemática bate recorde de inscritos e chega a 200 mil alunos

No ano passado foram cerca de 83 mil estudantes inscritos, segundo a Secretaria de Estado da Educação A Secretaria de Estado da Educação acaba de finalizar balanço sobre as inscrições para a Jornada de Matemática, torneio em todo o Estado que avaliará aptidão na área em alunos de 4ª série do Ensino Fundamental. São cerca […]

No ano passado foram cerca de 83 mil estudantes inscritos, segundo a Secretaria de Estado da Educação

A Secretaria de Estado da Educação acaba de finalizar balanço sobre as inscrições para a Jornada de Matemática, torneio em todo o Estado que avaliará aptidão na área em alunos de 4ª série do Ensino Fundamental. São cerca de 200 mil inscritos, quase 2,5 vezes mais que os 83 mil de 2007.

Os participantes representam as 91 Diretorias de Ensino da Capital, Grande São Paulo, interior e litoral do Estado. São 1.400 escolas participantes. Durante todo o segundo semestre deste ano os alunos participarão de atividades relacionadas à matemática, sempre com objetivo pedagógico.

Em outubro haverá a fase nas Diretorias de Ensino. O objetivo é chegar às equipes que representarão cada Diretoria participante. Em novembro as equipes concorrem entre si. Na primeira quinzena de dezembro acontecerá a final, em São Paulo, em local a ser definido pela Secretaria. Só as seis melhores equipes chegam à final.

“A Jornada de Matemática começa na sala de aula. Mas seu objetivo não é premiar ou identificar os alunos que se destacam na disciplina, mas despertar nas crianças o interesse pela matemática, melhorando a aprendizagem dos estudantes”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

No ano passado participaram apenas estudantes de escolas da Capital e da Grande São Paulo. Juntas, realizaram 62 milhões de cálculos. Neste ano, além de ser expandida para o interior e o litoral do Estado, o conteúdo do processo também foi ampliado. As seletivas envolvem cálculo mental e resolução de problemas.