A criação de um jornal revolucionou a Escola Estadual Fábio José de Araújo, Aramina – cidade sob jurisdição da Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra. O projeto do jornal K entre nós foi iniciativa do professor de matemática Afonso Flausino Neto, ex-diretor da escola. O objetivo era incrementar os 15 minutos diários de leitura que cada aluno realiza na escola.
O jornal tem circulação semanal e integra toda a escola: desde os alunos da 5.ª série do Ensino Fundamental às turmas de Ensino Médio. As 28 páginas do K entre nós contam com várias seções: Fique por Dentro (notícias da própria escola), Bate-Papo (onde os alunos podem trocar mensagens), Perfil (um bate-bola com duas pessoas da escola), Aniversariantes, entre outras.
Cerca de 160 alunos participam de cada edição. Eles fazem desde as matérias até a diagramação do jornal. Alguns professores cooperam trabalhando como coordenadores de cada editoria. Os demais professores recebem três exemplares do jornal para leitura e discussão em sala de aula. “Há grande interesse por parte dos alunos. Eles cobram sempre que o jornal atrasa”, comenta o professor Afonso Neto.
Carmen Silvia da Silveira, diretora da escola há 4 anos, diz que o jornal foi uma das experiências mais bem sucedidas de sua gestão. “Os alunos sentem-se prestigiados ao ver seus textos e sua foto publicados no jornal”, comenta Carmen.
Aline Viana