• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/06/2014
Acessa Escola

Jornal Ação Jovem muda rotina e aumenta interesse pela leitura e escrita de estudantes

Supervisionados por professores, alunos são responsáveis por todas as etapas da produção

Há dois meses, oito alunos da E.E. Jardim Itaquá, em Itaquaquecetuba, município do Alto Tietê, ganharam uma nova função: eles se tornaram repórteres. Com canetas, bloquinhos de papel nas mãos e uma câmera fotográfica eles se dirigem para a Sala de Leitura da escola e definem os assuntos das próximas edições do Jornal Ação Jovem.

Dicas de saúde, cinema, gastronomia, curiosidades e esportes estão entre os temas abordados nas páginas da publicação. Todas as etapas de produção acontecem na escola, desde a pauta até a edição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os textos são escritos na sala do Acessa Escola, local onde o jornal também é diagramado. Após a correção das reportagens pelos professores, a edição é enviada para a impressão.

O objetivo dos idealizadores do projeto é expandir o alcance e os assuntos da publicação. “Além de trabalhar as habilidades relacionadas à leitura e escrita dos alunos, o projeto desperta o protagonismo juvenil entre os jovens, fazendo com que se interessem pela parte pedagógica e social desenvolvidas na escola”, diz a diretora Lucimara Pereira de Souza.

Cada aluno ganha um exemplar do jornal e a comunidade pode ter acesso ao material visitando a unidade que fica na Rua Dos Motoristas, nº 274, Jardim Itaquá, Itaquaquecetuba.