• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/11/2005
Últimas Notícias

Jornal da Tarde promove seminário para mais de 200 professores da rede estadual

Os professores da rede estadual de ensino participam nesta segunda-feira, dia 7, de seminário promovido pelo Jornal da Tarde sobre a Educação para o Consumo, no Auditório do Grupo Estado. […]

Os professores da rede estadual de ensino participam nesta segunda-feira, dia 7, de seminário promovido pelo Jornal da Tarde sobre a Educação para o Consumo, no Auditório do Grupo Estado. A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o JT proporciona para cerca de 240 educadores uma programação de seminários em torno do Código de Defesa do Consumidor, que comemora 15 anos.

O primeiro tema debatido foi o Meio Ambiente e Consumo de Alimentos, palestraram representantes do Instituto Akatu, do Serviço Social da Industria (SESI) e do programa Fome Zero. Está constatado que o consumidor joga fora 17% do que leva para casa. O desperdício de alimentos no Brasil é estimado em 1,4% do PIB, o equivalente a US$ 1 bilhão ao mês. Os alimentos desperdiçados poderiam alimentar 35 milhões de pessoas.

A segunda palestra focou a Economia de Água e Energia. Participaram representantes do Instituto Akatu, da Sabesp e da Eletropaulo. A discussão mostrou que se 1 milhão de pessoas fecharem a torneira, serão poupados 37,5 milhões de litros de água ao dia. Quantidade suficiente para atender mais de 200 mil pessoas.

No dia 7, a Reciclagem será o tema do seminário com representantes do Instituto Akatu, do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) e da Assessoria de Políticas Sociais (Polis) abordando o assunto. Hoje, o país recicla apenas 17,5% de plástico rígido e plástico filme. O resto fica por mais de 400 anos poluindo o meio ambiente. Todos os professores vão receber certificados de participação do seminário.

Eduardo Santos