• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/12/2019
Boas Práticas

Jornal online motiva alunos e professores em escola de Ferraz de Vasconcelos

Projeto existe há dez anos e reúne atividades feitas na unidade

Localizada na periferia de Ferraz de Vasconcelos, a Escola Estadual Professor Manuel Dantas de Aquino pensou numa fórmula conhecida para conquistar os alunos e mantê-los por mais tempo na escola, além de promover o uso das disciplinas estudadas em atividades extra-classe: um jornal comunitário.

O projeto, comandado pelo professor Sérgio Arlow, nasceu em 2010, como uma ideia de estimular os jovens à leitura. “A ideia era desenvolver atividades na Sala de Leitura, vinculando sempre com o projeto pedagógico da escola e com o que era desenvolvido em sala de aula. A partir disso, os jovens colocavam tudo o que acontecia no jornal, que era espalhado para toda a comunidade”.

O “Jornal Ler” chegou em dua 67ª edição em dezembro de 2019 e abordou diversos temas de década, como o surgimento das redes sociais, o bullying na escola, feminismo, o combate ao racismo, a importância da conscientização sobre o meio-ambiente e tantos outros temas. A proposta também serve como um resumo do que acontece na unidade.

Confira a última edição do Jornal Ler aqui

“Compilamos álbuns, jornais, revistas, folhetos, catálogos, murais, vídeos, slides e outros recursos complementares. Recentemente, fizemos uma edição especialmente sobre a história da unidade, que tem bastante tradição aqui na cidade”, explica a professora Marli Conceição.

O jornal também tem cartazes, desenhos e outras iniciativas que possam ser interessantes para toda a comunidade. É um processo vivo que também tem como objetivo fazer os alunos se interessarem pela leitura e pela cultura.

Em Janeiro de 2020, o Jornal Ler completará dez anos. E sem previsão de parar. “Nosso grande intuito é divulgar o acervo da Sala de Leitura a todos os docentes e educandos”, finaliza Sérgio.