• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 02/09/2016
Agenda do secretário

Alunos da rede vão à Europa com projeto “Era uma vez…Brasil”

Intercâmbio busca incentivar a compreensão da história do país e o desenvolvimento cultural

Doze alunos da rede estadual vão viver um sonho. Contemplados pelo Projeto “Era uma vez…Brasil” eles fazem parte de um seleto grupo de 20 estudantes que vai à Lisboa para explorar o desenvolvimento da cultura nacional e a compreensão da história do Brasil. A premiação aconteceu na tarde desta quinta-feira (dia 1º), na sede da Educação.

“Vai ser algo totalmente novo, uma cultura diferente. Ir para outro lugar, conviver com essas pessoas, se conhecer mais”, disse Igor Celestino Ramos, EE Professora Nadir Lessa Tognini.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os estudantes embarcam, com todas as despesas pagas, para Lisboa dia 7 de novembro e retornam no dia 17 do mesmo mês. Eles serão acompanhados pela professora Alessandra Solto, também da EE Professora Nadir Lessa Tognini. “Para os alunos, essa viagem é uma grande oportunidade. E o nosso objetivo é despertar o interesse desses estudantes na compreensão da política, economia e cultura do país, vivenciando situações e ampliando os horizontes”, disse.

Neste ano, a atividade teve como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, com base no livro 1808, escrito por Laurentino Gomes. Os alunos farão uma excursão passando pelos caminhos percorridos pela corte portuguesa até a chegada no Brasil, em 1808.

Sobre o Projeto

As atividades foram divididas em três etapas, na primeira delas, os professores e mais de 300 alunos se reuniram para discutir propostas diferentes de atividades de leitura, pesquisa e produção. Durante as férias, no “Campus”, os jovens fizeram imersão às diferentes linguagens artísticas, participaram de oficinas de HQ, teatro, música, capoeira e audiovisual. E, por fim, o “Intercâmbio”.

A iniciativa tem o apoio da iniciativa privada, da Embaixada de Portugal no Brasil, Instituto Camões, além das Secretarias de Estado da Educação e Cultura.