• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/10/2016
Ensino Fundamental

Jovem de 14 anos vence concurso de redação e faz estágio no Hospital do Câncer

Estudante da região de Ribeirão Preto escreveu sobre HPV

Um estudante de 14 anos de Santa Rosa de Viterbo, na Região de Ribeirão Preto, conquistou o 1º lugar em um concurso de redação do Hospital do Câncer de Barretos. Junto com alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas, Fábio Eduardo Belavenuto Silva expôs ideias sobre o tema “HPV – e Eu com isso?”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Fábio não acreditou quando viu o seu nome entre os cinco colocados na lista publicada no portal do HC/Barretos. Muito menos quando, na cerimônia de premiação, em 17 de outubro, na sede do hospital, foi anunciado que a sua redação ficou em 1º lugar. “Foi uma emoção muito grande, porque a gente faz o melhor que pode, mas nem sempre estamos preparados para isso”, lembra.

Para escrever sobre HPV, o estudante do 9º ano da E.E. Salustiano Lemos foi fundo na pesquisa. Fábio conta que viu vídeos na internet e leu publicações e artigos estrangeiros para embasar sua redação. No texto “HPV: é possível escapar?”, o aluno mostrou dados do HPV no Brasil, a vulnerabilidade dos jovens frente a doença, além de uma breve explicação de como ocorre o câncer de útero e a importância da vacina e como ela age no corpo.

– Confira a redação na íntegra aqui

Prêmio

A premiação consistiu em um notebook para Fábio e um estágio de três dias no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos para os 5 finalistas. Durante o curso, os alunos desenvolveram atividades científicas e laboratoriais e foram estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção.

 A vitória e estágio lançaram uma luz sobre qual carreira seguir. “Antes eu desejava atuar na área de Direito, agora pretendo estudar melhor o mercado da área da saúde. Foi uma experiência única”, disse.