Aos 15 anos, Vinícius Soares Santos percorreu cerca de 73 km, de São Vicente ao centro da cidade de São Paulo, para encontrar o secretário da educação, Herman Voorwald. A viagem é minúscula comparada ao sonho do estudante: ocupar a cadeira mais alta dentro da Secretaria da Educação.
O aluno do Ensino Fundamental da Escola de Tempo Integral Professor Enio Vilas Boas traçou o objetivo ousado nas orientações para desenvolver seu projeto de vida. Ao elencar as competências necessárias para exercer os papeis de presidente do grêmio estudantil, presidente do clube juvenil de basquete e líder do grupo de acolhedores – responsável por receber os novos alunos – ele percebeu que com foco e muita preparação poderá um dia alcançar a meta profissional.
Vinícius é incentivado pelo corpo docente da escola que alimenta o sonho a cada aula. “Somos ensinados a viver por etapas, projetar nosso futuro. Os professores ajudam no desenvolvendo das minhas habilidades, avaliam a minha evolução, falam se deixei de exercer algumas das minhas funções nos cargos e indicam estratégias caso precise melhorar os resultados”, diz.
A postura de liderança é mantida ao cruzar a porta do gabinete do secretário. Com uma pasta recheada de relatórios dos grupos que lidera na escola, o estudante conversa com tranquilidade e, sem gaguejar, faz perguntas pontuais sobre a trajetória de Herman.
Segundo a coordenadora do Novo Modelo das Escolas de Tempo Integral, Valéria Souza, Vinícius é um exemplo de protagonismo juvenil, um dos mecanismos do programa para impulsionar o jovem a assumir responsabilidades e descobrir seu potencial. “O protagonismo dá voz e vez ao aluno, o faz se sentir parte do ambiente escolar, superar desafios e acreditar que conseguirá concretizar seu projeto de vida”, explica Valéria.
Projeto de vida
A Educação conta com diversos programas com o objetivo de oferecer ao jovem uma jornada ampliada de estudos. No Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, presente em 182 escolas, a jornada é de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.