• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/04/2016
Pais e Alunos

Jovem Senador está com inscrições abertas aos alunos da rede estadual

As redações devem ser enviadas até 19 de agosto

Os alunos da rede estadual podem participar do Prêmio Jovem Senador: o 9º Concurso de Redação do Senado Federal até 19 de agosto. Para participar, as unidades devem enviar para a Educação redações selecionadas feitas pelos estudantes. O tema deste ano é “Esporte: educação e inclusão”.

Clique aqui e confira as informações.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Podem participar do concurso, os alunos matriculados na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou estudantes que tenham entre 16 e 19 anos completos até o dia 30 de setembro. Os autores das 27 melhores redações são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

Etapas do Concurso

Esta edição será composta de três etapas: cada escola participante envia a redação para sua respectiva Diretoria de Ensino. Estas, deverão selecionar os melhores textos e enviar para a Secretaria de Educação até 19 de agosto junto com a fica de inscrição e dados do aluno e dados do professor responsável. Na segunda etapa, as secretarias de Educação dos estados e do DF selecionam três redações e enviam para o Senado Federal até 23 de setembro. E a terceira etapa e final, a Comissão Julgadora do Senado Federal avalia as 81 redações e seleciona as 27 finalistas, sendo uma de cada unidade da Federação, classificando em 1º, 2º e 3º lugar nacional. O resultado será divulgado até 14 de outubro. 

O Jovem Senador é um projeto anual que proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato com o coordenador do programa pelo e-mail: sergio.damiati@educacao.sp.gov.br.