• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/08/2014
Pais e Alunos

Jovem viajará à Argentina para representar São Paulo no Parlamento Juvenil do Mercosul

Participante do Parlamento se encontrou com o secretário da Educação Herman Voorwald

A estudante da 1º série do Ensino Médio da E.E. Dona Ana Rosa de Araújo, na Vila Inah, zona Norte da capital paulista, Raíssa Rodrigues Mendes está dentro do time de 27 jovens que representarão o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul. A aluna foi selecionada por meio de uma votação na fase nacional do parlamento, em Gramado, no Rio Grande do Sul, que elegeu um candidato por unidade federativa.

Raíssa será a voz dos estudantes do Estado de São Paulo na fase internacional do evento, na Argentina, entre os dias 26 e 28 de agosto, para discutir “O Ensino Médio que queremos” com jovens da Bolívia, Colômbia, Paraguai, Venezuela, Uruguai e do país que sediará o encontro.

Os participantes discutirão a realidade das escolas do Mercosul dentro de cinco eixos: inclusão educativa, jovem e trabalho, participação cidadã, gênero e direitos humanos. Com base nos debates, vão elaborar um documento endereçado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apontando políticas públicas que colaborem com a qualidade de ensino.

Raíssa disputou a vaga com 300 escolas em São Paulo. Seu mandato tem a duração até o primeiro semestre de 2016. Ao longo deste período ela passará por formações em Brasília com os outros parlamentares. “Quero provar ao jovem que pode ser ouvido e que suas ideias podem ser colocadas em prática”, diz a aluna que entre suas metas tem como objetivo mostrar como o empenho nos estudos pode abrir novas oportunidades.

Nessa quarta-feira (3), o secretário da Educação Herman Voorwald recebeu Raíssa para conhecer suas ideias e projetos que pretende desenvolver. Na conversa, Herman ressaltou a importância da manifestação dos jovens. “É importante entender que toda estrutura da Secretaria tem como objetivo a escola, a sala de aula e o que os alunos aprendem. Ele é o elemento mais importante e sua manifestação neste processo é fundamental”, afirmou Herman.