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quinta-feira, 27/03/2025
Destaque

Jovens cientistas: escolas apresentam projetos inovadores em feira brasileira de ciências e engenharia na USP

Premiação da FEBRACE está marcada para as 14h de sexta-feira, oito escolas da RMSP e do interior têm trabalhos apresentados na feira anual na USP

Oito escolas estaduais representam a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na edição de 2025 da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) até esta sexta-feira (28). As unidades de ensino são das cidades de Franco da Rocha, Campinas, Franca, duas delas de Hortolândia, Indaiatuba, Aparecida e Campo Limpo Paulista. 

Anualmente, a FEBRACE é realizada na USP (Universidade de São Paulo). Os trabalhos dos estudantes da rede estadual foram desenvolvidos nas áreas: biomédica, agronomia, química, serviço social, matemática, biologia e sanitária (confira lista com nomes dos projetos, escolas, estudantes e professores abaixo).

De Franco da Rocha, a criação dos alunos da Escola Estadual Professora Iraci Sartori Vieira da Silva já recebeu destaque científico no ano passado. O mesmo exoesqueleto de reabilitação criado pelos alunos Rafael Bogos dos Santos, Eduardo da Silva Pimentel e Kassia Regina Fernandes Pereira conquistou o segundo lugar no prêmio Solve for Tomorrow (em tradução, Soluções para o Amanhã), da Samsung.

O projeto dos alunos da cidade da RMSP e que pode ser conferido até esta sexta-feira na FEBRACE foi criado nas aulas de robótica. Batizado de H.E.R (Hand Exoskeleton for Rehabilitation), o exoesqueleto foi criado com o objetivo de facilitar o processo de reabilitação física de pessoas com dificuldades motoras. 

O estudante Eduardo explica por que ele e seus colegas decidiram criar o exoesqueleto. “A nossa motivação surgiu de uma vontade muito forte de ajudar pessoas que enfrentam desafios motores nas mãos. Durante nossas pesquisas e conversas com profissionais da saúde, percebemos o quanto a reabilitação de movimentos pode ser um processo difícil, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais que os acompanham. Por isso, desenvolvemos um protótipo que pudesse facilitar essa jornada, trazendo mais esperança e resultados efetivos”.

Acorda, Cinderela

Representante da rede estadual em Franca na FEBRACE, o projeto apelidado de “Acorda, Cinderela” é um protótipo de teste rápido para bebidas adulteradas e foi desenvolvido com o uso de alcaloides e outros compostos químicos. 

A proposta veio da estudante Kemily Patrícia Lira, que desde o início do último ano letivo se sensibilizou com as notícias de vítimas de abuso na região envolvendo o “boa noite, Cinderela”.  Ela vive com constante hipoglicemia, e foi durante o uso do glicosímetro que a ideia nasceu. “Pensei: ‘e se eu pudesse descobrir se a minha bebida está adulterada tal como quando eu meço a minha glicemia?’ Nós já queríamos fazer algo para a feira de ciências da escola, então a ideia foi imediatamente aceita”, explica a estudante, que se uniu aos colegas Matheus Carboni, Natália Ferreira, Ana Livia Barbosa e Daniel de Andrade para desenvolvimento do projeto. Na FEBRACE, a escola é representada por Kemily e por seus professores Irineu Zulato e Milena Aimola Falqueto.

Lista de projetos da rede estadual de SP na FEBRACE:

Projeto: PROJETO H.E.R (HAND EXOESQUELETON FOR REHABILITATION)

Alunos: Rafael Bogos dos Santos , Eduardo da Silva Pimentel , Kassia Regina Fernandes Pereira 

Professores: Elaine Ronconi (Orientação) , Andréa Rodrigues da Cunha (Coorientação)

Escola Estadual: Escola Estadual Professora Iraci Sartori Vieira da Silva

Cidade: Franco da Rocha-SP
Área: Biomédica

 

Projeto: FITORREMEDIAÇÃO EM SOLOS ÁCIDOS

Alunos: Dualvid David Muñoz Santana, Wellington Cyrino de Almeida Junior

Professores: Regiane Lopes Ambrosio (Orientação), Claudia Carla Caniati (Coorientação) 

Escola: Escola Estadual Culto à Ciência

Cidade: Campinas-SP
Área: Agronomia

 

Projeto: ACORDA CINDERELA: IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM BEBIDAS POR MEIO DE DETECTORES DE ALCALÓIDES

Aluna: Kemily Patrícia Lira

Professores: Irineu Zulato (Orientação), Milena Aimola Falqueto (Coorientação)
Escola: Escola Estadual Maria D’Elia

Cidade: Franca-SP
Área: Química


Projeto: LIXEIRA INTELIGENTE: O CUSTO DO DESPERDÍCIO
Alunos: Lucas Farias Silva, Pedro Henrique Gimenez, Gabriel Carvalho Campos

Professores: João Vitor da Silva (Orientação), Carlos Henrique da Silva (Coorientação) 

Escola: Escola Estadual Guido Rosolen
Cidade: Hortolândia-SP
Área: Serviço Social

 

Projeto: SÍRIUS: SIMULANDO IMAGENS DE RAIOS-X ATRAVÉS DA MATEMÁTICA COMPUTACIONAL 

Aluna: Maria Eduarda Magalhães da Silva
Professora: Thais Lima Alves (Orientação)
Escola: Escola Estadual Professora Hedy Madalena Bocchi

Cidade: Hortolândia-SP
Área: Matemática

 

Projeto: UTILIZAÇÃO DA CASCA DE MELALEUCA.SP NA RETENÇÃO DE ÓLEOS ALIMENTÍCIOS E HIDROCARBONETOS DERIVADOS DO PETRÓLEO

Aluna: Gabriela Stein Mobrice

Professores: Wéliton Ribeiro Rodrigues Mota (Orientação) , Roselaine Cristiane de Lima Michelon (Coorientação)

Escola: Escola Estadual Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista
Cidade: Indaiatuba-SP
Área: Biologia 

 

Projeto: YCATU: UMA ANÁLISE DE CASO PARA APRIMORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE POTIM-SP
Alunos: Vinícius Miller de Lima Barbosa, Ana Beatriz Oliveira de Abreu, Ryan Julio Daniel Nascimento

Professores: Fábio Henrique Moreira de Jesus (Orientação), João Maurilio Dias Monteiro (Coorientação)

Escola: Escola Estadual Professora Paulina Cardoso

Cidade: Aparecida, SP

Área: Engenharia Sanitária


Projeto: OTTEA – ROBÔ TERAPÊUTICO PARA CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

Alunos: Yanna Duarte Ribeiro, Ludymila Rodrigues Abramo

Professor: Alan Barbosa de Paiva (Orientação) 

Escola: Escola Estadual Mário Pereira Pinto
Cidade: Campo Limpo Paulista, SP
Área: Biomédica