quinta-feira, 20/11/2003

Jovens da Febem recebem visita de campeão mundial de xadrez

O enxadrista Anatoly Karpov, campeão mundial de xadrez e embaixador da Unicef visita o Complexo do Tatuapé da Febem, nesta segunda-feira (24), às 11 horas. A visita é promovida pela […]

O enxadrista Anatoly Karpov, campeão mundial de xadrez e embaixador da Unicef visita o Complexo do Tatuapé da Febem, nesta segunda-feira (24), às 11 horas. A visita é promovida pela Federação Paulista de Xadrez.

Karpov assistirá, no teatro da Escola Profissionalizante Marina Vieira de Carvalho Mesquita, partidas de xadrez de 30 adolescentes internos na Febem. Durante a visita será proposta a Karpov uma disputa simultânea entre ele e 15 jovens.

Ao evento, estarão presentes o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, o secretário adjunto, Fábio Saba, e o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

O diretor esportivo da Febem, Paulo Jaouiche, comentou a ida do embaixador da Unicef à Febem: “É uma honra receber Anatoly Karpov. O nosso objetivo com a presença do campeão mundial de xadrez é estimular mais jovens a aprender o jogo e, com isso, desenvolver a capacidade intelectual”.

Anatoly Karpov veio a São Paulo para participar do lançamento do Desafio SP 450 anos de Xadrez, torneio internacional programado para 2004, que reunirá grandes enxadristas mundiais.

História – Anatoly Evgenyevich Karpov nasceu em Zlatoust (1951), na Rússia. Aprendeu a jogar com os pais aos 4 anos, começando no xadrez competitivo aos 13. Com 18 anos, sagrou-se campeão mundial juvenil e, aos 19, grande mestre internacional enxadristas mundiais.

Aos 23, tornou-se campeão mundial ao suceder o gênio norte-americano Robert Fischer, e manteve o título por dez anos, quando perdeu para Garry Kasparov. Foi novamente campeão do mundo de 1993 a 1999. Karpov venceu mais de 150 torneios internacionais de primeiro nível, um recorde absoluto na história do xadrez. O maior rival de Anatoly Karpov é ainda Garry Kasparov.

Informações para Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social – Febem