• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/06/2016
Ensino Integral

Jovens da rede expressam liberdade e ratificam a amizade com banda de música

Grupo também faz parte do Grêmio Estudantil que atua na unidade escolar

Importante no auxílio intelectual e no estímulo da criatividade, a música também faz parte da rotina dos alunos da E.E. Oswaldo Aranha, escola do Programa de Ensino Integral, que fica no bairro do Brooklin Paulista, em São Paulo. Na unidade de ensino, os jovens do Ensino Médio se reuniram para formar o grupo “Four Souls”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Composto por quatro integrantes – três do Grêmio Estudantil – o grupo toca desde músicas internacionais de sucesso até canções criadas pelos próprios jovens. “A nossa música é para expressar a liberdade, expressar força de vontade, juventude e mostrar que a gente pode chegar em qualquer lugar”, afirma o guitarrista Saulo Bertoldo Santos.

“A gente escreveu uma música chamada ‘Mentiras’, no qual falamos de uma menina que passou pelas nossas vidas, uma coisa bem popular que decidimos fazer. Tem a ‘Saber de Nada’, que fala de momentos de integração entre a gente, algo para extravasar. Por fim temos a ‘Quem eu Sou?’, que falamos de nossos sonhos, das nossas metas, o que queremos alcançar”, conta Fernando Lima, vocalista e baixista do grupo.

Além da escola, os jovens também se apresentam em outros ambientes. A ideia é mostrar o trabalho e um dia poder usar a música como instrumento de trabalho. “Tudo é possível! Se você correr atrás, você vai alcançar suas metas, tudo o que fizer tem que fazer por você e acreditar em você”, conclui Fernando.

Together (Juntos)

Dos quatro integrantes da banda Four Souls, três participam de forma ativa do Grêmio Estudantil Together, que significa Juntos. Na escola, o grupo promove festas, ajudam na organização da unidade escolar, entre outras atribuições. “Atuamos bastante na área dos projetos. Agora estamos amarrados com um projeto de intolerância e pretendemos organizar uma festa em cima desse tema. Procuramos socializar com todo mundo, dar uma diferenciada na rotina dos estudantes, já que ficamos aqui nove horas por dia”, revela Gustavo Reis Queiroz, vice-presidente da agremiação.

“O termo banda com grêmio associou bem. Hoje usamos a sala do grêmio não só para fazer reuniões mas para que os integrantes da banda realizem os ensaios antes das apresentações”, conclui o gremista.