Foi dada a largada para a 5ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Até o próximo dia 30 de abril, professores da rede estadual podem fazer a inscrição online para o concurso. A seleção é aberta para todo o Brasil e busca jovens escritores do Ensino Fundamental (a partir do 5º ano) e Ensino Médio. Cada educador tem a tarefa de “descobrir” os talentos das unidades em que atua. O tema deste ano é “O lugar onde vivo”.
– Clique aqui e inscreva-se na Olimpíada de Língua Portuguesa
Organizada em parceria entre a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), as Olimpíadas abrem espaço para textos de quatro gêneros, de acordo com a faixa etária: poesia (5º e 6º ano), memória (7º e 8º anos), crônica (9º e 1ª séries) e opinião (1ª e 2 séries). Os professores devem enviar as produções até 19 de agosto à banca julgadora.
Após a etapa local, realizada nas escolas, o concurso ganha seleções municipais e estaduais. Cabe à comissão – formada por professores, representantes de pais e alunos, especialistas de universidade e das instituições parceiras – selecionar 500 textos. A partir daí, serão escolhidos os vencedores por gênero.
Além de revelar futuros escritores, o concurso também contribui no aprendizado dos alunos. Em São Paulo, as Olimpíadas dialogam com o currículo aplicado na rede estadual e incentivam crianças e adolescentes a ampliarem o vocabulário e a lista de leitura. No ano passado, um levantamento feito pela Educação revelou que o livro preferido dos estudantes é a obra “O Diário de Anne Frank”, escrito durante a Segunda Guerra Mundial.