“O que eu não consegui aos 15 anos, estou conseguindo agora aos 72”. Com os olhos cheios de lágrimas, Dulce Diva Ramos, aluna da E.E. Professor Alceu Guerner Gonzalez, na zona leste, consegue demonstrar com facilidade a importância que o estudo tem para ela. Além de se orgulhar por estar prestes a concluir o Ensino Médio, a estudante mais experiente da classe tem outros motivos para se alegrar. Ela e cerca de cem alunos lançaram recentemente um livro de poesia.
O projeto criado pelo professor de Língua Portuguesa, Marcos Ota, tinha o objetivo de estimular a produção de poesias de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, durante as etapas desenvolvidas, percebeu-se que a iniciativa ia além da produção textual. Os alunos passaram a alinhar poesia com reflexões que envolviam situações que marcaram suas vidas.
“O livro traz um pouco da história de cada aluno de forma poética. Não tem como ler e não se envolver. É muito mágico acompanhar a evolução desses alunos e como passaram a usar a poesia no seu dia-a-dia. E o resultado disso está no livro “Minha essência virou poesia”, conta o idealizador do projeto, Marcos Ota.
Depois do sucesso das oficinas aplicadas pelo professor e do lançamento do livro, o educador já recebeu convites de outras escolas que querem passar por treinamento visando aplicar o projeto em suas unidades. Além de ganhar destaque localmente, a iniciativa também atraiu universidades portuguesas e espanholas, que querem que o educador relate a experiência de sucesso aos educadores internacionais.