A vida de três estudantes da rede estadual está prestes a mudar. Nesta sexta-feira (10), os alunos Alex Monge Batista, de Marília, Marcelo Gonsaga dos Santos, de São Paulo, e Murilo Henrique Luiz, de Dracena embarcam para os Estados Unidos, onde farão um intercâmbio de três semanas.
Os jovens ficarão hospedados em casas de famílias americanas, frequentarão aulas em escolas locais e conhecerão vários locais, como a capital, Washington.
O trio de estudantes foi escolhido pelo programa Jovens Embaixadores, iniciativa que seleciona jovens da rede pública brasileira que são exemplos em sua comunidade.
Alex Monge Batista desempenhou a função de monitor pedagógico em uma ONG em Marília, onde auxiliava professores e alunos em sala de aula. “O trabalho voluntário fez com que eu enxergasse o mundo de uma forma diferente. É muito gratificante ver um monte de rostinhos felizes só por estar ajudando a fazer uma conta, é um prêmio sem preço”
Ser fluente na língua inglesa também foi um dos pré-requisitos para concorrer a uma das vagas no programa. “Do começo ao fim, tudo é feito em inglês o que exige muito preparo dos alunos”, atesta João Domingos Cavallaro Junior, diretor da E.E. João Amos Comenius, onde o aluno Marcelo Gonsaga estuda.
O jovem será o primeiro de sua família a viajar para o exterior. “Enxergo os Jovens Embaixadores como um grande intercâmbio. Quero aprender tudo o que conseguir absorver sobre o idioma e cultura. Acredito que essa viagem pode influenciar de forma positiva o meu futuro profissional”, revela Marcelo Gonsaga, um dos jovens embaixadores.
Quer conhecer um jovem embaixador que participou do programa em 2013? Confira o vídeo!