• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/11/2013
Pais e Alunos

Jovens Embaixadores seleciona alunos da rede estadual para viajar aos Estados Unidos

Estudantes ficarão três semanas no país para visitar Washington e fazer intercâmbio estudantil

Alex Monge Batista da E.E. Vereador Sebastião Mônaco, em Marília; Marcelo Gonsaga dos Santos da E.E. João Amos Comenius, em São Paulo; e Murilo Henrique Luiz da E.E. Alfredo Machado, em Dracena, incluíram na agenda de 2014 um novo compromisso: representar o Brasil no Estados Unidos.

Depois de concorrer com estudantes de todo o país, os três alunos da rede estadual paulista receberam a notícia que estão entre os 37 selecionados para a 12º edição do programa Jovens Embaixadores. Além dos três, O Estado de São Paulo também será representado pela aluna da ETEC Salles Gomes, de Tatuí, Amanda Ferraz. O Portal da Educação realizou uma reportagem sobre a escolha do Jovem Embaixador no ano passado, que você pode assistir ao lado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A viagem está marcada para 10 de janeiro do próximo ano. Serão três semanas de intercâmbio estudantil e cultural. Os jovens ficarão hospedados em casas de famílias americanas, frequentarão aulas em escolas locais e conhecerão vários locais, como a capital estadunidense, Washington.

– Consulte a lista dos selecionados

Ser fluente na língua inglesa foi um dos pré-requisitos para concorrer a uma das vagas no programa. A capacidade de leitura e conversação no idioma são testadas ao longo do processo seletivo. “Do começo ao fim, tudo é feito em inglês o que exige muito preparo dos alunos”, atesta João Domingos Cavallaro Junior, diretor da E.E. João Amos Comenius.

Marcelo Gonsaga, um dos jovens embaixadores, recebeu a aprovação com surpresa. “No momento em que consultei a lista, não esperava ver meu nome, afinal era uma seleção de 37 pessoas entre mais de 10 mil”, diz.

O aluno será o primeiro de sua família a viajar para o exterior, ele usará a oportunidade para aperfeiçoar o idioma. “Enxergo os Jovens Embaixadores como um grande intercâmbio. Quero aprender tudo o que conseguir absorver sobre o idioma e cultura. Acredito que essa viagem pode influenciar de forma positiva o meu futuro profissional”.

Além da fluência, a atuação voluntária em projetos sociais há mais de um ano também é cobrada. Alex Monge Batista, desempenhou a função de monitor pedagógico em uma ONG em Marília, onde auxiliava professores e alunos em sala de aula. “O trabalho voluntário fez com que eu enxergasse o mundo de uma forma diferente. É muito gratificante ver um monte de rostinhos felizes só por estar ajudando a fazer uma conta, é um prêmio sem preço”.