sexta-feira, 05/08/2005

Jovens internados no Hospital de Câncer de Barretos ganham sala de aula

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Hospital do Câncer de Barretos e Faculdades Integradas Soares Oliveira (FISO) leva a sala de aula até as crianças e adolescentes […]

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Hospital do Câncer de Barretos e Faculdades Integradas Soares Oliveira (FISO) leva a sala de aula até as crianças e adolescentes que estão internados no hospital, impossiblitados de freqüentar as aulas em razão de tratamento de saúde. A sala será inaugurada nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, às 11 horas.

A classe hospitalar, como é chamada a sala de aula especial, tem capacidade para 30 alunos, com idades entre 7 e 14 anos, e é equipada com computadores, equipamento de vídeo e bilbioteca. A professora Maria Julia da Costa Valle, que vai dar as aulas, passou por um treinamento especial junto à equipe técnica do hospital e equipe pedagógica da Diretoria de Ensino de Barretos.A classe de Barretos está vinculada à Escola Estadual Profº Benedito Pereira, e para dar apoio à professora, conta também com uma assistente de pedagogia, a aluna do 4º Período do Curso de Pedagogia da FISO, Lílian Calixto.

As aulas atendem alunos de Ensino Fundamental e Médio e têm por objetivo garantir que seus estudos não sejam interrompidos, como determina a lei, mesmo em meio a longos tratamentos de saúde em que não podem deixar o hospital para freqüentar escolas regulares. A principal capacidade trabalhada na classe hospitalar é a leitura. No Estado, a Secretaria oferece ao todo 24 classes deste tipo.

Sobre o Hospital: O Hospital do Câncer de Barretos é movido pela solidariedade de todos que conhecem o atendimento oferecido à população carente. Entre as pessoas que procuram o hospital, 98% são atendidas pelo SUS – Sistema Único de Saúde. No ano de 2004, foram registrados 313 343 atendimentos, a pacientes vindos de 1.045 cidades de 24 estados brasileiros, uma média de 1.800 atendimentos/dia.