• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/12/2017
Notícia

Jovens percorrem 15 cidades espanholas para discutir políticas públicas na infância

Gira Pela Infância reuniu 25 países em debates sobre proteção; alunos apresentaram atividades realizadas em suas comunidades

Tornar o mundo mais democrático com ações simples e pontuais é o que têm em comum os jovens Gustavo Costa, Leandro Marcondes, Maria Luiza Fernandes e Leonardo Luan Domingues. Juntos, alunos e ex-aluna da rede de Mogi das Cruzes, viajaram para a Espanha para compartilhar atividades realizadas em suas comunidades, no evento internacional Gira Pela Infância.

Durante 15 dias, os estudantes, acompanhados da dirigente regional de ensino de Mogi das Cruzes, Rosania Morales Morroni, conheceram 15 cidades espanholas onde participaram de debates, palestras e fóruns. “O mais legal é que a gente viu que somente a delegação do Brasil levou jovens da nossa idade, na faixa etária de 15 a 17 anos. E isso foi muito bacana para nós. Só foi Mogi das Cruzes, nossa cidade”, relatou Maria Luiza.

Os jovens contam que depois das atividades do Gira, nos momentos de descanso, eles iam às praças das cidades para conversar com as pessoas sobre proteção da infância,  o que elas pensavam sobre políticas e a importância dessas atividades. “Às vezes, a gente achava brasileiros e quando a gente falava que era de escola pública e o que a gente fazia na escola pública, deixava as pessoas admiradas”, disse Leandro.

Se comunicar na língua dos espanhóis não foi um problema para os brasileiros. Leonardo e Maria Luiza, por exemplo, fizeram cerca de 3 anos de estudo no Centro de Estudo de Línguas.

Sobre o projeto

O projeto Gira Pela Infância é um projeto pedagógico e social que viajou 15 cidades espanholas, em 201. O objetivo é criar uma nova cultura de políticas sociais voltadas para as crianças. O projeto reuniu mais de 200 participantes, de 25 países para compartilhar suas preocupações e experiências em programas de participação infantil em várias partes do mundo.